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, 14 maio 2024
 
 

MT lança o Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

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Alunos do ensino medio realizam provas - 17-07-12

O I Encontro de Formação do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Mato Grosso será realizado até a sexta-feira (18.07) no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá. O Pacto vai alcançar 8.500 professores em 535 escolas estaduais.
O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso é ofertado aos 32 formados regionais dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros). Eles são responsáveis por trabalhar com os professores dos polos, na busca da qualidade e fortalecimento do Ensino Médio no Estado.
A Coordenadora de Formação da Seduc, Josimar Miranda Ferreira, ressalta que há tempos a Secretaria, assim como professores e Cefapros têm aguardado este momento específico de formação do Ensino Médio. “A formação continuada é um momento muito representativo. Esta capacitação será de reflexão, é claro que não conseguiremos todas as respostas, porém, este é o primeiro passo e com certeza haverá continuidade”, frisa Josimar.
Coordenadora do Pacto em Mato Grosso, Débora Pedrotti confirma que o encontro entre instituições de ensino e professores fortalece o diálogo também por um Sistema Único de Educação Pública. Ela lembra que nestes quatro dias os formadores terão como base cadernos de estudos. Entre os temas de debate estão: O Ensino Médio e Formação Humana Integral; O Jovem como Sujeito do Ensino Médio; Organização e Gestão Democrática da Escola.
De acordo com a professora Rosa Padilha, que é formadora em Cuiabá, hoje o grande desafio do Ensino Médio é colocar em prática o que está no papel. A formadora diz que a grande dificuldade que encontra é trabalhar com a mentalidade (em termo de formação) dos professores. “Muitos educadores pensam ainda que o aluno tem que se adequar a escola e não a escola ao aluno”, diz.
A professora relata que surgem muitas dúvidas de como intermediar questões e de que forma mudar a realidade. Ela cita ainda que trabalhar com a interdisciplinaridade tem sido muito difícil. “Fico muito desesperada como fazer as coisas. Por isso, essa formação deve ajudar muito na forma de trabalhar com os professores”, afirma Rosa Padilha.

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