28.2 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Sementes de crotalária são distribuídas

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Crotalaria2 - flor que repele o mosquito da dengue - 14-06-14 (2) Crotalaria2 - flor que repele o mosquito da dengue - 14-06-14 (1)

Moradores de Rondonópolis podem requisitar junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) sementes de crotalária para plantio. Inicialmente, neste momento, as sementes podem ser utilizadas para plantio em vasos, canteiros e jardins no ambiente doméstico. Contudo, na época do período chuvoso, a intenção é incentivar o plantio dessas sementes em terrenos baldios da cidade, com efeito positivo também na estética, uma vez que essas plantas produzem flores.
O chefe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Lindomar Alves, explica que a crotalária necessita de muita água e umidade para o seu desenvolvimento, por isso não é viável para terrenos baldios nesta época de estiagem em Rondonópolis. Além do ambiente doméstico, informa que a crotalária pode ser plantada agora em ambientes úmidos, como junto a rios, córregos, lagos e áreas de brejo. “Em áreas maiores [no perímetro urbano], recomendamos somente em período chuvoso”, orienta.
Os interessados vão receber saquinhos, com cerca de 20 a 25 sementes. A doação é feita conforme o tamanho do espaço a ser plantado pelas pessoas. Do plantio à floração, o ciclo da planta é de 3 a 4 meses. Além do efeito estético, Lindomar Alves destaca que as crotalárias vêm sendo usadas para redução da proliferação do mosquito da dengue. Ele explica que a flor da crotalária atrai as libélulas, que, por sua vez, atuam no combate às larvas do mosquito da dengue.
Segundo pesquisas científicas, a crotalária consegue eliminar quase que por completo as larvas do mosquito aedes aegypti que estejam depositadas nos locais com acúmulo de água. A crotalária, depois de florida, atrai as libélulas, que depositam seus ovos nos mesmos locais onde o mosquito da dengue põe. As larvas da libélula eliminam naturalmente as do mosquito da dengue e assim se faz o controle, inibindo a proliferação da doença.
No próximo período chuvoso, Lindomar diz que pretende incentivar e intensificar os esforços pelo plantio da crotalária em terrenos baldios da cidade. Neste momento, quando vigora a estiagem e a vegetação seca, ele orienta ainda as pessoas a evitarem por fogo em folhas e lixo, bem como nos terrenos ociosos, para não prejudicar ainda a qualidade do ar.
A recomendação é para que os proprietários de terrenos ociosos façam a devida limpeza dos mesmos, a fim de evitar que sejam alvos de queimadas. Em caso de queimadas, os proprietários de terrenos não limpos, com mato ou vegetação, correm o risco de responder ações cíveis e até criminais na Justiça.
As pessoas interessadas em pegar sementes de crotalária podem fazê-lo entre segunda e sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua Poguba, sem número, na sede da Semma, em frente ao Horto Florestal.

Nesta época, as sementes podem ser utilizadas para plantio em vasos, canteiros e jardins no ambiente doméstico
Nesta época, as sementes podem ser utilizadas para plantio em vasos, canteiros e jardins no ambiente doméstico

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img