17.9 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Cadastramento biométrico atinge a meta

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Juíza da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Maria Mazarelo Farias Pinto: encabeçou um reconhecido trabalho para conseguir validar o cadastramento biométrico em Rondonópolis
Juíza da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Maria Mazarelo Farias Pinto: encabeçou um reconhecido trabalho para conseguir validar o cadastramento biométrico em Rondonópolis

O processo de cadastramento biométrico em Rondonópolis, enfim, atingiu a meta preconizada pela Justiça Eleitoral. Nesta sexta-feira (28/03), a coleta biométrica e a revisão dos dados eleitorais alcançaram o mínimo de 80% do eleitorado cadastrado em Rondonópolis. Dessa forma, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fica apto a homologar o processo de cadastramento biométrico realizado no município, possibilitando a votação nas próximas eleições com o uso da biometria.
Nos municípios com mais de 100 mil eleitores há exigência legal – prevista no artigo 25 da Resolução nº 1267/2013 do TRE/MT – de que a revisão atinja no mínimo 80% do eleitorado. A juíza da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Maria Mazarelo Farias Pinto, informou ao Jornal A TRIBUNA que, no começo da tarde de ontem, o TRE-MT computava que o índice de eleitores revisados havia ultrapassado o percentual de 80%. A magistrada disse que o percentual exato de eleitores revisados até ontem será informado nesta segunda-feira (31/03), em coletiva à imprensa.
Conforme a magistrada, a Justiça Eleitoral realizou um esforço grandioso para atingir a meta de eleitores revisados no processo em Rondonópolis, envolvendo um investimento considerável. Maria Mazarelo fez questão de reconhecer e agradecer o apoio e contribuição da imprensa, em especial do Jornal A TRIBUNA pelo grande envolvimento durante todo o processo. “É uma excelente notícia [o cumprimento da meta]. Estou aliviada; tirou um peso das minhas costas…”, afirmou ao A TRIBUNA, lembrando, inclusive, que fez um compromisso para que a meta fosse alcançada.
Vale destacar que a juíza Maria Mazarelo encabeçou um grande trabalho para conseguir validar o cadastramento biométrico em Rondonópolis, envolvendo toda a sociedade para participação no processo. Para isso, foi necessário montar uma grande estrutura de equipamentos e profissionais em número suficiente para atender a população, assim como criar a estratégia de postos itinerantes nos mais diversos locais para facilitar o cadastramento dos moradores. Nesse processo, articulou uma grande parceria com a imprensa para mobilizar a participação dos moradores.
O município de Rondonópolis possui cadastrado junto à Justiça Eleitoral pouco mais de 139 mil eleitores. Caso não atingisse a meta de no mínimo 80% dos eleitores revisados, a cidade corria o risco de não ter o processo de cadastramento biométrico homologado pelo TRE/MT. Com isso, Rondonópolis votaria da forma convencional e teria dinheiro público e trabalho empenhados no processo de revisão desperdiçados. Os eleitores que não fizeram a biometria, por sua vez, terão os títulos cancelados e sofrerão as sanções previstas na legislação.
Na entrevista coletiva à imprensa, na próxima segunda-feira, além de repassar os números oficiais alcançados no cadastramento, a magistrada pretende também fazer uma análise acerca de possibilidades e procedimentos em relação ao número de eleitores que deixou de se cadastrar na cidade, que pode ter sido motivado por óbitos, mudanças, falta de interesse ou outras causas.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. parabens a juiza Maria Mazarelo e toda a equipe dos cartorios e da justiça federal o resultado positivo ira beneficiar muito nossa cidade um avanço sem duvida

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img