35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Rondonópolis e o jornal A TRIBUNA: registros e memória

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
facahada atribuna - funcionarios - 09-12-13
“Parabéns Rondonópolis e parabéns também à equipe do jornal ‘A TRIBUNA’ que nos presenteia com esse instrumento de pesquisa que muito contribuirá para que a nossa Rondonópolis”

Rotativa do jornal A TRIBUNA - 12-02-10 Ao analisar os sessenta anos de emancipação política de Rondonópolis é possível perceber uma riqueza imensa implícita nas páginas desta história. Desde os primeiros índios bororos que habitaram essa região até os mais novos cidadãos rondonopolitanos todos têm um protagonismo especial e deixam suas marcas na história, no entanto alguns registros merecem ser destacados.
É o caso do jornal “A TRIBUNA” que desde a sua fundação tem se apresentado como um veículo de comunicação e também como um espaço de debates e de propostas interessantes para o crescimento de nosso município. Em mais este aniversário de Rondonópolis, como não lembrar do nosso saudoso João Batista e de sua luta pela data de fundação da cidade? Como não falar da criação do “Cantinho do Poeta” e da sua relação com o nosso eterno poeta Valdir Xavier? Como não mencionar o empenho deste jornal pela duplicação da BR-364?
Como esquecer a parceria deste jornal na luta pela criação da UFR-Universidade Federal de Rondonópolis?  E de modo particular, como não referenciar a publicação da Revista dos 50 anos de Rondonópolis e agora, da Revista dos 60 anos de emancipação política como marcos significativos do município?
Como não lembrar do papel decisivo deste jornal na luta pela memória da cidade e, em particular, pela permanência do Coreto da Praça Brasil?  E a campanha pela indicação das Sete Maravilhas de Rondonópolis?
Por essas e tantas outras lutas é que ouso pedir permissão para, em nome de todos aqueles que se sentem rondonopolitanos, agradecer ao Jornal “A TRIBUNA” pelo espaço sempre aberto a todos e por seu empenho na preservação de nossa memória e de nossa história.
Nesse momento em que Rondonópolis se lança numa outra etapa do seu crescimento pelos trilhos da Ferronorte  afora, passamos a vivenciar um momento novo que já se inicia com um registro ímpar de dados por meio da Revista dos 60 anos de Rondonópolis. Uma baliza necessária para avaliar a caminhada e empreender novas propostas rumo à construção de relações mais igualitárias e mais fraternas.
O conteúdo dessa revista merece ser realçado, pois não são apenas informações repassadas, mas espaços de aprendizados alicerçados em pesquisas e depoimentos de protagonistas desta história.
Parabéns Rondonópolis e parabéns também à equipe do jornal “A TRIBUNA” que nos presenteia com esse instrumento de pesquisa que muito contribuirá para que a nossa Rondonópolis, essa jovem sexagenária,  seja mais conhecida e mais amada por todos nós que um dia fomos acolhidos nessa terra hospitaleira.

(*) Laci Maria Araújo Alves é professora doutora do Departamento de História do campus local da UFMT

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img