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Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Usuário pagará R$ 14,4 entre Roo-Cuiabá

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No trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, após processo de concessão, serão implantadas três praças de pedágio
No trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, após processo de concessão, serão implantadas três praças de pedágio

Com a concessão da rodovia BR-163, em um trecho de 850 quilômetros em Mato Grosso, iniciando na divisa com Mato Grosso do Sul e terminando em Sinop, os usuários vão desembolsar R$ 14,40 para percorrer o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Fazendo também o trecho de retorno, o valor será de 28,80. A estimativa é possível ser feita a partir dos valores que constam no edital de concessão da BR-163, que terá a sessão pública do leilão, com abertura das propostas, no dia 27 de novembro de 2013.

Ao todo, a concessão prevê um esquema de pedagiamento na BR-16

3 com nove praças de pedágios no trecho, incluindo uma em Rondonópolis. Foi definido que os pedágios serão instalados nas seguintes localidades: Itiquira, Rondonópolis, Campo Verde/Santo Antonio de Leverger, Cuiabá/Santo Antonio de Leverger, Acorizal/Jangada, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em cada praça de pedágio as tarifas serão diferenciadas. No trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, ficarão três praças de pedágio, sendo uma em Rondonópolis, na região da “Cabeceira do Almoço” (km 138), outra em Campo Verde/Santo Antonio de Leverger, na região antes do Colégio de São Vicente (km 237), e mais uma em Cuiabá/Santo Antonio de Leverger, após a Serra de São Vicente (km 300).

As três praças de pedágio entre Rondonópolis e Cuiabá devem seguir, segundo o edital, as seguintes tarifas: Rondonópolis (R$ 5,50), Campo Verde/Santo Antonio de Leverger (R$ 4,50), Cuiabá/Santo Antonio de Leverger (R$ 4,40). As demais tarifas serão as seguintes: Itiquira (R$ 4,80), Acorizal/Jangada (R$ 5,90), Diamantino (R$ 5,00), Nova Mutum (R$ 4,10), Lucas do Rio Verde (R$ 5,20) e Sorriso (R$ 7,50).

Contudo, a cobrança das tarifas somente poderá ter início após a execução de 10% das obras de duplicação. A concessão transfere à iniciativa privada o direito de exploração da rodovia por 30 anos. Entre as melhorias físicas e operacionais previstas, conforme já antecipado pelo Jornal A TRIBUNA, consta a implantação de um contorno rodoviário de 10,9 quilômetros em Rondonópolis, além da duplicação dos 850 quilômetros.

O governo exige que o trecho concedido deverá ser totalmente duplicado em um prazo de quatro anos, lembrando que uma extensão de 281 quilômetros está em duplicação pelo Governo Federal, entre Rondonópolis e Posto Gil, onde a rodovia se funde com a BR-364.
O resultado do leilão será homologado pela diretoria da ANTT no dia 15 de janeiro de 2014. O ato final será a assinatura do contrato de concessão no dia 20 de fevereiro de 2014.

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