21.5 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Tarifa da água está mais cara em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis promoveu o aumento da tarifa da água
Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis promoveu o aumento da tarifa da água

Em meio ao racionamento de água ocasionado pela estiagem, que tem deixado inúmeros bairros da cidade sem água, principalmente durante o dia, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) promoveu o aumento da tarifa da água em 7,8%, sem aviso prévio à população. Segundo nota do órgão encaminhada à imprensa, o aumento da tarifa foi feito em cumprimento ao Decreto  6067, de 22 de novembro de 2010, que estabelece que o reajuste na conta de água ocorrerá todos os anos, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M).

Em nota, o Sanear destacou ainda que, de acordo com o decreto, o aumento da tarifa de água deve ocorrer nos meses de abril, mas que “a direção do Sanear optou por aplicar o novo índice somente neste mês de julho – com pagamento em agosto, justamente sensibilizada com o problema de abastecimento de água que o município vem enfrentando há anos”.

Na última semana, com a baixa do Rio Vermelho e o aumento dos bancos de areia causados pelo assoreamento, o Sanear precisou trocar uma bomba de captação na Estação de Captação de Água e realizar uma limpeza dos bancos de areia para melhorar a captação.

Na ocasião, o Sanear afirmou que para amenizar a situação de falta de água, já que a Estação de Captação de Água do Rio Vermelho abastece 55% da cidade, iria adotar medidas paliativas como a ativação de alguns poços que não estavam em funcionamento. No entanto, a tendência é que a situação piore com o aumento da estiagem.

Na semana passada, a vazão de água da Estação de Captação do Rio Vermelho chegou a baixar para 360 litros por segundo, quando o normal são 430 litros por segundo. Após uma limpeza dos bancos de areia e a troca de uma bomba a vazão voltou para 410 litros por segundo, ainda assim, abaixo do normal.

Já na  segunda-feira (12), ocorreu o rompimento de uma adutora de 450 milímetros. Segundo a assessoria de imprensa,  o engenheiro do Sanear, Edvaldo Ferreira da Silva, explicou que a adutora rompida é responsável por levar a água da Estação de Tratamento até o reservatório do bairro Monte Líbano. Por causa da necessidade do reparo, o sistema foi desligado e vários bairros estão com o abastecimento comprometido. Entre os bairros mais atingidos estão o Jardim Atlântico, Jardim Europa, Cidade de Deus e Residencial Granville.

Ainda, conforme a assessoria, a previsão era que os trabalhos no local fossem encerrados no final da tarde de ontem e que o abastecimento voltasse à normalidade na manhã de hoje (14). O engenheiro lembra ainda que a situação é delicada no que diz respeito ao abastecimento, pois esta época do ano, em função da estiagem, o volume de água no Rio Vermelho diminui, principalmente por causa dos bancos de areia que se formam dificultando a captação.

Fonte: Danielly Tonin

- PUBLICIDADE -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. O VALOR DA TARIFA DEVE SER PERGUNTADO AOS VEREADORES, QUE SE CALAM A TUDO QUE ACONTECE DE DESMANDO NO MUNICIPIO. AGORA A COMUNIDADE DEVE COLOCAR OS NA LISTA NEGRA NA PRÓXIMA CAMPANHA QUE É QUANDO ELES APARECEM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img