21.5 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Nível do Rio Vermelho preocupa a Defesa Civil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Com a baixa do rio, os problemas de falta de água, que já afligem a população de vários bairros da cidade, tende a se agravar
Com a baixa do rio, os problemas de falta de água, que já afligem a população de vários bairros da cidade, tende a se agravar

O nível de água do Rio Vermelho preocupa a Coordenação da Defesa Civil de Rondonópolis, que alerta que as águas do rio podem chegar ao nível mais baixo dos últimos anos. O coordenador da Defesa Civil, Erimar Bezerra, informou, por meio da assessoria de imprensa do município, que o nível já baixou para 1,36 metro e com a permanência da estiagem, a tendência é chegar a 1,20 metro. Conforme as medições da Agência Nacional da Água (ANA), 1,28 metro é o menor índice dos últimos anos.

Com a baixa do rio, os problemas de falta de água, que já afligem a população de vários bairros da cidade, tende a se agravar. Por isso, a Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem o desperdício de água neste período.

Conforme a assessoria do município, a preocupação do coordenador da Defesa Civil é que o nível baixo comprometa o fornecimento de água para a população, já que cerca de 55% do líquido distribuído à população são captados no leito do Rio Vermelho. Ele alerta também para a importância das políticas de preservação tanto do rio quanto da vegetação nas margens. “Percebemos que a cada ano que passa o Rio Vermelho tem um volume menor de água. Acredito que um dos motivos é o assoreamento. Esse é um fenômeno que o homem acelera com o desmatamento das matas ciliares e outras coberturas vegetais”, lamenta.

A primeira dica para economizar água é a de eliminar os vazamentos na instalação hidráulica (encanação) da casa ou da empresa. Ele aconselha ainda as pessoas a fazerem a reutilização da água sempre que for possível; tratar a água de piscinas ao invés de trocá-la e não lavar calçadas no período de estiagem.

Os casos de vazamento de água na rede de abastecimento na zona urbana da cidade devem ser comunicados ao Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, pelo telefone gratuito 0800.647.2442.

Da Redação

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img