13.6 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Pesquisador ganha escultura na cidade

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Foi descerrada no último sábado (27), a escultura de Dario Minoru Hiromoto, que foi diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, falecido há três anos. A ação fez parte das homenagens prestadas à ele que planejou, criou e liderou a instituição por 16 anos.
A obra pretende deixar registrados a importância do Dario, o trabalho, os ensinamentos e os valores.  “Através da imagem da escultura, queremos deixar a marca deste que foi um empreendedor e se esforçou para melhorar a qualidade de vida das pessoas através de pesquisas agrícolas”, explicou Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e Relacionamento da Fundação MT.
A apresentação da escultura do Dario simboliza também o legado deixado por ele. “Dario foi um grande homem, um excepcional líder, um visionário. Ele dedicou sua vida em prol da agricultura de Mato Grosso. Quem o conheceu, conviveu com ele, sabe o quanto ele trabalhou pelo desenvolvimento agrícola deste estado através da Fundação MT. Nós reconhecemos todo o empenho e dedicação dele”, disse José Antônio Costa, gestor do Centro de Pesquisa da Fundação MT em Sorriso/MT.
Para a viúva Rieko Hiromoto, a escultura significa que o sonho do Dario continua, que os projetos dele estão sendo executados, que o legado dele está se mantendo. “Ele sempre valorizou cada uma das pessoas que trabalham na Fundação MT. Ele sempre compartilhou seus desejos com sua equipe dedicada e qualificada e sempre pronta para superar desafios”.
Feita de resina, a escultura mede 1,76m (o tamanho que ele tinha), foi produzida pelo escultor Mario Pitanguy, membro da Sociedade Brasileira de Belas Artes e da Sociedade dos Escultores das Américas (PSSA). Para o artista, ‘a escultura eterniza os que fizeram valer a pena’. “Para mim foi um prazer fazer a escultura do Dario que tudo fez valer muito a pena”, revelou Mario.
A pose escolhida para a escultura foi uma ‘clássica’ do Dario: em pé, olhando para o horizonte e com a mão na cintura. “Ele sempre ficava assim. Com olhar fixo, nem muito sério, nem muito rindo, mas com olhar firme, de gente decidida. É como se ele estivesse dizendo: Vom’bora moçada! Frase muita usada por ele para nos chamar para a próxima tarefa”, destacou Fabiano Siqueri.
O gramado da sede da Associação dos Colaboradores da Fundação MT, sediada em Rondonópolis, foi o lugar escolhido para a fixação da escultura. Assim como criou a Fundação MT, Dario idealizou e fundou a Associação. “Ele sempre gostou de ficar perto da natureza, e sempre se preocupou com a vida do próximo”, afirmou Rieko Hiromoto.
O descerramento da escultura fez parte das atividades realizadas na III Semana Dario Hiromoto, ocasião em quem várias atividades ocorreram na empresa. Todos os dias da semana, toda a equipe da empresa dedicou um momento para falar dos ensinamentos deixados pelo Dario.
Participaram da cerimônia realizada na Associação, funcionários e seus familiares, amigos e familiares do Dario.
QUEM FOI DARIO HIROMOTO
Foi o idealizador e criador da Fundação MT. Durante 16 anos esteve à frente da instituição, em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas através de pesquisas tecnológicas voltadas para o campo. Ele estudou agronomia, fez mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP/ESALQ/Genética – Piracicaba/SP. Dedicou-se muito pela agricultura de Mato Grosso. Morreu aos 47 anos, no dia 23 de outubro de 2009, de infarto.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img