Rondonópolis
, 16 junho 2024

Carta aberta à sociedade

- PUBLICIDADE -spot_img

As Instituições Federais de Ensino estão em greve há mais de 77 dias. O acordo proposto pelo governo federal foi rejeitado pelos grevistas ligados ao ANDES e ao SINASEFE em assembleias realizadas em todo o Brasil. Ignorando esta decisão, o Ministério do Planejamento assinou acordo com o PROIFES – entidade que não tem representatividade junto à categoria. Desta forma, o governo continua indiferente às decisões de todas as assembleias docentes e desconsidera a pauta de reivindicações: valorização e reestruturação da carreira docente e melhoria nas condições de trabalho.
Os estudantes, representados pela UNE e pela UBES, manifestaram seu apoio ao movimento grevista e entregaram ao Ministro Aloísio Mercadante um documento com suas demandas, principalmente a aplicação de 10% do PIB na educação, sendo que o Ministério da Educação nada respondeu até o momento.
Os 45% de aumento para os docentes, tão alardeados pelo governo, contemplam apenas 5% dos docentes, uma vez que seriam concedidos apenas aos titulares. Este reajuste também é enganoso, pois, considerando a inflação estimada no período de 2010 a 2015, ele não representa sequer uma recomposição salarial aos profissionais da educação. Além do mais, o governo excluiu completamente os técnicos dessa proposta.
Dada a situação atual do impasse, os grevistas das instituições de ensino declaram que:
1- Estão dispostos a negociar o plano de carreira docente, tendo como referência a proposta apresentada pelo ANDES;
2- Rejeitam a proposta apresentada pelo governo na reunião do dia 24 de julho de 2012, especialmente por que ela: aprofunda e consolida a desestruturação da carreira; desorganiza os regimes de trabalho; desvaloriza a titulação e a experiência acadêmica; fere a autonomia das instituições; e sequer preserva o valor real dos salários no período de julho de 2010 a março de 2015.
3- Reafirmam a greve nacional da categoria.
O movimento grevista solicita posicionamento formal dos representantes do governo sobre suas reivindicações.

Rondonópolis, 03/08/2012
ADUFMAT/RONDONÓPOLIS