–> LIBERADO –> O prefeito Ananias Filho, os vereadores e representantes da sociedade chegaram a um novo entendimento, neste domingo (03/06), quanto aos meios para dar prosseguimento às obras da travessia urbana da BR-364, em Rondonópolis, paralisadas desde o início do ano, com o aparecimento de falhas no pavimento novo da rodovia e também no antigo. O novo plano de ação, visando a prorrogação do prazo referente ao convênio da obra, deve ser enviado hoje (05/06) ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme Ananias Filho, o convênio da travessia urbana da BR-364 tem que, em um processo de praxe, ser renovado a cada seis meses. Contudo, por causa da situação em que se encontram as obras, o Dnit não estava querendo renovar o contrato, o que complicaria ainda mais a situação do trecho. Para a renovação do convênio, a direção geral do Dnit exigiu da Prefeitura de Rondonópolis o plano de ação, com o compromisso de maior fiscalização por parte da municipalidade e da garantia das condições de execução da obra por parte da empresa responsável – a Objetiva.
Ananias informou à reportagem que, nesta segunda-feira (04/06), se reuniu com o diretor da empresa responsável pela obra e obteve a garantia do empreiteiro das condições de conclusão dos serviços. Por sua vez, no plano de ação para a condução do restante da obra, reforça que o Município se comprometeu em fazer uma fiscalização mais detalhada dos serviços. A data para obtenção de uma resposta quanto à renovação do convênio não foi repassada.
Por outro lado, o prefeito obteve o respaldo da sociedade e dos vereadores para propor a continuação das obras da travessia sem a revisão do projeto, conforme o contrato original, mas corrigindo as falhas constatadas. Após o aparecimento das falhas na rodovia, o prefeito cassado José Carlos do Pátio defendia que fosse garantida a revisão do projeto de pavimento, objetivando que o mesmo tivesse uma espessura que suportasse a demanda de veículos atual. Zé do Pátio argumentava que o projeto em relação ao pavimento da travessia ficou sub-dimensionado.
Quanto ao trecho de 1,1 quilômetro da pista antiga da BR-364, que teve o asfalto retirado e não foi recomposto, gerando grande nuvem de poeira e transtornos à sociedade, uma comitiva foi ao local e constatou que, praticamente, nada mudou. Apenas uma limpeza da área foi feita. No entanto, o compromisso era de refazer a capa asfáltica, de forma paliativa, até a execução do pavimento previsto no projeto. Em resposta, Ananias recebeu ontem a promessa do diretor responsável pela obra que, em até 20 dias, o asfalto provisório para acabar com a poeira estará pronto.
O prefeito da cidade também informou que o diretor da empresa responsável pelas obras foi notificado das irregularidades na execução do projeto e, em dez dias, deve apresentar uma defesa.
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Vejo que teremos um remendo, do remendo, pois o que não tem remedio remediado esta ….