27.4 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Engenharia Agrícola faz semana do calouro no campus local da UFMT

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Da esq. p/ dir., João Angelo e Rodrigo Moraes, membros do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola, Valmor Pietsch, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, e Jofran Oliveira, professor universitário: divulgação da Semana do Calouro

A 2ª Semana do Calouro de Engenharia Agrícola e Ambiental começa hoje (22/03) e se estende até a próxima quinta-feira (24/03), no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Rondonópolis). A organização está a cargo do Centro Acadêmico e da coordenação do curso superior de Engenharia Agrícola e Ambiental, que estará formando sua primeira turma na cidade em meados deste ano. Várias atividades estão programadas para estudantes e visitantes ao longo desses três dias.
O presidente e o diretor de comunicação do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental, respectivamente, Rodrigo Moraes e João Angelo, o professor universitário Jofran Oliveira e o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, Valmor Pietsch, de Cascavel (PR), estiveram ontem na redação do A TRIBUNA, para divulgação do evento. Conforme Rodrigo, a proposta desta semana é promover uma interação entre os alunos veteranos e os calouros, além de divulgar melhor o curso na cidade.
Na programação da 2ª Semana do Calouro, consta a realização do “trote solidário”, com a arrecadação de alimentos não-perecíveis através da efetivação das inscrições, com a doação dos itens arrecadados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nesta quarta-feira (23/03), às 14h. Haverá o “trote ecológico” nesta quarta-feira, com o plantio de mudas de árvores. Constam ainda palestras e a realização de uma reunião para criação da Associação dos Engenheiros Agrícolas de Mato Grosso (veja abaixo).
O professor Jofran informou que as palestras serão ministradas nestes três dias da Semana do Calouro, das 08h às 11h e das 14h às 17h, sendo voltadas aos alunos do curso e ao público externo interessado. Os assuntos serão os mais diversos e ligados à área da Engenharia Agrícola e Ambiental, sendo ministradas por professores, profissionais e também por estudantes do curso. Valmor Pietsch, por  exemplo, faz palestra hoje, às 14h45, abordando aspectos da legislação, regulamentação da profissão, aspectos éticos profissionais, entre outros. As demais palestras abordarão ainda a atuação do engenheiro agrícola; o mercado de trabalho; processos e técnicas agrícolas avançadas na área de irrigação de solos; armazenagem de grãos; geoprocessamento em unidades de conservação e biorremediação.
O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFMT/Rondonópolis foi o primeiro a ser criado em Mato Grosso. A intenção é que, com estada de Valmor Pietsch em Rondonópolis, seja dado o pontapé inicial para a criação da associação estadual de engenheiros agrícolas, visando, principalmente, a defesa dos interesses e direitos dos profissionais do setor. Conforme Valmor, o engenheiro agrícola é um profissional com formação para fins agrícolas, assim como o engenheiro agrônomo, mas mais voltado para a engenharia, a exemplo da construção rural, maquinários agrícolas, armazenamento, irrigação, entre outros. “São dois profissionais que se complementam”, afirmou, fazendo um comparativo com a Engenharia Agronômica.
A Semana do Calouro não foi realizada nos primeiros dias de aula do novo ano letivo, devido ao processo de ajuste de matrículas necessário. Um profissional do curso de Engenharia Agrícola de Sinop também prestigiará esta iniciativa.
Acadêmicos discutem criação de Associação em MT
O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do Campus da UFMT/Rondonópolis, como parte das atividades da Semana do Calouro, realiza reunião nesta quarta-feira, (23/03), às 9:45, para discutir sobre os procedimentos necessários para criação da Associação dos Engenheiros Agrícolas do estado de Mato Grosso.
De acordo com Analy Polizel, coordenadora da graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFMT, em Rondonópolis, é importante a participação de todos nesta proposta de consolidação de profissionais atuantes no mercado mato-grossense, especialmente, no que diz respeito à remuneração e valorização desta categoria responsável pelo desenvolvimento sustentável do setor agrícola, bem como pela preservação e conservação ambiental.
A reunião acontece no Bloco das Engenharias do campus local da UFMT. Podem participar os engenheiros agrícolas da região de Mato Grosso, mesmo os recém-formados que ainda não estejam atuando no setor de agronegócios, além de professores e alunos do curso de Engenharia Agrícola.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img