31.7 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Governador enfatiza lema entre rotarianos

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A comitiva de rotarianos no Jornal A TRIBUNA, da esq. p/ dir.: Cláudio Bertoldo, Ivaldi Nascimento, Serafim Carvalho (governador do Distrito 4440), Ademir Junior, Renato Cassiano, Samir Dib e Eliane Queiroga
A comitiva de rotarianos no Jornal A TRIBUNA, da esq. p/ dir.: Cláudio Bertoldo, Ivaldi Nascimento, Serafim Carvalho (governador do Distrito 4440), Ademir Junior, Renato Cassiano, Samir Dib e Eliane Queiroga

A tradicional visita oficial do Governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, correspondente ao estado de Mato Grosso, se repete por mais um ano. Desta vez, a visita é efetivada pelo governador distrital para o ano rotário 2010/11, Serafim Carvalho Melo, residente em Cuiabá. Em passagem ontem pelo Jornal A TRIBUNA, destacou que o principal propósito da visitação é trazer e trabalhar junto aos rotarianos da região o lema do presidente de Rotary Internacional, Ray Klinginsmith: “Fortalecer comunidades – Unir continentes”.
Conforme Serafim Carvalho, na aplicação do atual lema rotário, o presidente sugere a concentração de esforços em seis áreas. Uma dessas áreas é a promoção da paz e resolução de conflitos, com a oferta de bolsas de estudos em sete universidades, a partir de seleção, para interessados em pós-graduação em assuntos que venham contribuir com a paz mundial. Outro forte enfoque é dar sequência ao combate da poliomielite no mundo. O governador explicou que, nesse propósito, a meta era erradicar a doença da face da terra até o centenário de Rotary, em 2005.
O governador do Distrito 4440 lembrou que, entre 1985 e 1992, todas as vacinas contra a poliomielite no Brasil foram integralmente patrocinadas pela Fundação Rotária. Ele ressalta que, em 1985, ocorriam mais de 500 mil casos da doença no mundo, sendo 50 mil vítimas fatais. Em 1992, o Brasil foi classificado como país isento da doença com vacinação. Em 2005, no entanto, esclarece que a meta de erradicação mundial da doença somente não foi alcançada devido a problemas religiosos e políticos em alguns poucos países, como a Índia e o Paquistão.
Os demais enfoques do presidente de Rotary Internacional são a promoção de programas e projetos na área de recursos hídricos e educação ambiental voltada ao saneamento; a atuação na saúde materno-infantil; o desenvolvimento da educação básica e da alfabetização; e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades. Para muitas dessas metas, Serafim Carvalho pontuou a força da universalidade do Rotary, isto é, a existência nos clubes dos mais diferentes profissionais, atuando em prol da comunidade.
Mais uma orientação do Rotary Internacional para os clubes rotários são no sentido de atuação em relação à “menção presidencial”, uma espécie de desafio no sentido de atingir metas nas diversas avenidas de serviços existentes. A expectativa é de que 50% dos clubes, por exemplo, consigam a “menção presidencial”. A obtenção da “menção presidencial honrosa” entre os clubes do Distrito também está sendo incentivada.
COMITIVA – O governador do Distrito 4440 esteve no Jornal A TRIBUNA junto com uma comitiva de rotarianos, sendo eles: Ademir Junior, presidente do Rotary Club Rondonópolis Distrito de Vila Operária; Renato Cassiano, tesoureiro do Rotary Distrito de Vila Operária; Samir Badra Dib, presidente do Rotary Club de Rondonópolis; Eliane Queiroga, presidente do Rotary Club Rondonópolis Rio Vermelho; Cláudio Bertoldo, presidente do Rotary Club de Rondonópolis Rondon; e Ivaldi Nascimento, governador assistente da região 03 do Distrito 4440.

Governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Serafim Carvalho Melo: “Rotary é um muito mais que um clube de serviço; é uma escola de vida”
Governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Serafim Carvalho Melo: “Rotary é muito mais que um clube de serviço; é uma escola de vida”

Governadoria coloca comunicação como ênfase

Uma das principais ênfases do Distrito 4440 do Rotary para o Ano Rotário 2010/11 é a comunicação junto à sociedade e aos próprios rotarianos. Nesse sentido, o governador distrital Serafim Carvalho Melo, em visita oficial a Rondonópolis, externou ao Jornal A TRIBUNA que uma preocupação é mostrar o que os clubes de Rotary fazem em Mato Grosso.
No Instituto de Rotary do Brasil, realizado entre 09 e 12 de setembro deste ano, em Santos (SP), o Distrito 4440 levou dois banners sobre os trabalhos desenvolvidos pelos clubes de serviços. Na Conferência Distrital de Rotary, prevista para 12 a 14 de maio de 2011, em Cuiabá, há a intenção de estabelecer uma grande feira de projetos, quando cada clube poderá mostrar suas atuações e projetos. Buscará ainda integrar toda a família rotária, sendo a “Conferência da Integração”.
Dentro do enfoque da Governadoria na área da comunicação, Serafim Carvalho informou que elaborou um plano distrital de comunicação com base científica no “agir comunicativo”, isto é, “fazer e mostrar”. O site do Distrito 4440 foi reativado (www.rotarydistrito4440.org.br) e uma assessoria de imprensa foi contratada. Com esses investimentos, o governador tem incentivado os clubes de Rotary a acessar o site e mandar notícias.
Na semana de aniversário de 106 anos de Rotary, em fevereiro de 2011, a Governadoria vai promover o “mutirão rotário”, convidando os clubes rotários a mostrar à sociedade, nos mais diferentes lugares, como praças, supermercados, escolas, entre outros, o que faz e o que é a organização. “Rotary é muito mais que um clube de serviço; é uma escola de vida, que nos ensina sobre ética, cidadania, solidariedade, companheirismo e tantas coisas boas que enobrecem e dignificam o homem”, adiantou.
Aproveitando esse contexto, Serafim Carvalho tem repassado aos rotarianos a mensagem da necessidade de buscar cada vez mais conhecer o Rotary, a visitar outros clubes, a participar de eventos rotários no Distrito e fora dele, no Brasil e fora dele. Esse procedimento, conforme o governador, é importante para saber como buscar recursos na comunidade internacional para a comunidade local.
A Governadoria também tem executado uma “ação entre amigos nas comunidades”, com o objetivo de levantar recursos em Mato Grosso para a Fundação Rotária. A premiação é de R$ 100 mil em prêmios, estando com a venda de bilhetes em andamento.

Diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado, à esquerda, mostra projeto das “Sete Maravilhas de Rondonópolis” ao governador distrital Serafim Carvalho, junto com o rotariano Ivaldi Nascimento
Diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado, à esquerda, mostra projeto das “Sete Maravilhas de Rondonópolis” ao governador distrital Serafim Carvalho, junto com o rotariano Ivaldi Nascimento

Governador distrital cumpre extensa programação

O governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Serafim Carvalho Melo, cumpre uma extensa agenda por ocasião da sua visita oficial aos clubes que compreendem a região 03. Morador em Cuiabá, sua chegada para a visita ocorreu nesta quarta-feira (17/11), quando foi acolhido pelo Rotary Club Rondonópolis Rio Vermelho. Em todos os clubes, o governador deve conhecer os seus trabalhos e projetos e, encerrar o dia, com reunião festiva com membros e seus familiares.
Nesta quinta-feira (18/11), Serafim Carvalho esteve sendo recebido pelo Rotary Club de Guiratinga, na cidade de Guiratinga. Nesta sexta-feira (19/11), a recepção ficou por conta do Rotary Club Rondonópolis Distrito de Vila Operária. Na tarde desta sexta-feira, o governador visitou o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio; depois as instalações do Jornal A TRIBUNA; e, na sequência o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Neste sábado, ele retorna para Cuiabá, onde passa o fim de semana com a família.
A programação da visita oficial tem continuidade na segunda-feira (22/11), começando o dia com o descerramento de uma placa de boas vindas aos usuários do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis. A placa conterá dados de todos clubes de Rotary do município. Nesse dia, a recepção do governador fica por conta do Rotary Club de Rondonópolis Rondon. Na terça-feira (23/11), a visita é no Rotary Club de Rondonópolis. No dia seguinte (24/11), Serafim estará em Pedra Preta, sendo recebido pelo Rotary Clube de Pedra Preta. Na quinta-feira (25/11), a agenda será junto ao Rotary Club Rondonópolis Leste. Nessa ocasião, o governador será levado a conhecer as belezas da rodovia “Isabela Carrasqueira Smozinski”, a popular Rodovia do Peixe, com parada para almoço.
Nos dias 04 e 05 de dezembro, o governador retorna a Rondonópolis. No dia 04, um sábado, na parte da manhã, participa de reunião com o Rotakids, Interact e Rotaract. À tarde, ministra palestra e treinamentos para rotarianos. No dia seguinte, fecha a visita oficial com confraternização interclubes na AABB.
CONSELHO DA MULHER – No encontro nesta sexta-feira (19/11), com a presidente do Conselho da Mulher, Sandra Raquel Mendes, o governador Serafim Carvalho esteve verificando que parcerias podem estar sendo desenvolvidas em prol desse órgão que representa o segmento feminino, além de estar fazendo o convite às mulheres e seus cônjuges para também serem companheiros do Rotary.
Serafim Carvalho observou que, em 1989, ocorreu o primeiro ingresso de mulheres no Rotary. Nesse contexto, ressaltou a importância das mulheres com suas características peculiares e que, cada vez mais, elas convencem a todos da sua competência e ocupam espaços representativos nos diferentes segmentos da sociedade.

Serafim destaca pólo rotário de Rondonópolis

Ainda em visita à redação do Jornal A TRIBUNA, o governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Serafim Carvalho Melo, enfatizou que Rondonópolis é um pólo rotário muito forte em Mato Grosso, certamente o mais forte do Estado.
O governador contou que o pólo regional de Cuiabá e Várzea Grande possui 13 clubes de serviços, enquanto que o pólo regional de Rondonópolis possui 07 clubes. “Digo que o pólo de Rondonópolis é forte pelos seus clubes com numerosos companheiros e com projetos relevantes em benefício da comunidade”, garantiu, lembrando que a grande referência local é a Santa Casa.
No Distrito 4440, Serafim Carvalho disse que são 65 clubes de Rotary, distribuídos em 45 cidades. Isso quer dizer, segundo ele, que existem 96 cidades mato-grossenses que não possuem Rotary, onde provavelmente deixam de ter algum projeto que seria de interesse da comunidade.
Falando em nome dos clubes de Rotary, o governador assistente da região 03 do Distrito 4440, Ivaldi Nascimento, externou a relevância da presença do governador distrital. “Os clubes da região estão muito honrados com a ilustre presença do governador do Distrito. É um momento ímpar para a gestão dos nossos presidentes, onde o governador tem nos passado sua experiência, sabedoria e a mensagem enquanto representante de Rotary Internacional”, disse.
“Resumindo tudo isso, o governador faz chegar até os clubes de Rotary o que ele mesmo ouviu do presidente Ray Klinginsmith, em San Diego, nos EUA, em fevereiro deste ano. Hoje temos o pleno conhecimento do que é o lema rotário dessa gestão”, acrescentou o governador assistente.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. A Direção do Jornal A Tribuna, na pessoa do companheiro e jornalista Samuel Logrado, quero expressar meus agradecimentos pelo destaque dado ao Rotary Internacional e à nossa visita a este tradicional veiculo de comunicação de Rondonopolis e do Estado de Mato Grosso. Parabenizo igualmente o repórter Márcio Sodré, que produziu o texto, demonstrando competência e conhecimento na nobre arte de criar e escrever.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img