22.8 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Não existe projeto de reforma geral da Praça

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Praça dos Carreiros já devia ter sido contemplada há tempos com uma ampla obra de reforma e revitalização, com novos projetos de urbanismo e paisagismo. No entanto, a reforma da praça não está dentro do planejamento da Prefeitura de Rondonópolis para este ano. Sequer existe algum projeto de reforma da Praça dos Carreiros, segundo a municipalidade.
O gerente municipal de Projetos de Infraestrutura, Melquíades Netto, justifica que faltam recursos municipais para desenvolver projetos para a revitalização da Praça dos Carreiros e implementar sua execução. Melquíades explica que o Município está buscando desenvolver projetos inerentes à revitalização e reforma, para que, no próximo ano, venham a ser executados através de algum programa do governo federal.
SUGESTÃO
O vereador Olímpio Alvis (PR) reconhece a carência de uma grande reforma na Praça dos Carreiros. “O povo não entra nela, porque não tem nenhuma comodidade para isso”, assegura. Nesse sentido, externa que já sugeriu ao prefeito Zé Carlos do Pátio que entregue a execução do projeto de urbanismo e paisagismo da Praça dos Carreiros à Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o que baratearia os custos. Aliás, observa que a Coder já deu prova que tem capacidade para fazer esse tipo de serviço, com a execução de uma praça no Jardim Bela Vista. “Ficou muito bonito”, diz.
Na Praça dos Carreiros, especificamente, Olímpio Alvis atesta que a locomoção é prejudicada, por possuir dois níveis de altura. Ele entende que deveria ser feito um projeto de reforma que contemplasse a sua transformação em apenas um nível de piso. “Esse modelo de praça não existe mais, está ultrapassado”, analisa, acrescentando que também é preciso que haja um banheiro no local, nem que seja terceirizado. Além da ampla reforma e do banheiro, defende que o carro de boi existente no local ganhe uma cobertura e escultura de bois de concreto, para aumentar sua atratividade.

Um pouco de história

A Praça dos Carreiros é de grande importância histórica para o Município. Foi nomeada em 1955 na gestão do prefeito Daniel Martins Moura. Mas sua construção se deu na gestão do prefeito Walter Ulysséa, entre 1977 e 1982. Foi construída em um antigo ponto de parada de carro de bois e entreposto comercial da cidade. Até a década de 1970, os pequenos produtores vinham da zona rural, trazendo a produção em carros de boi que paravam naquele local. A comercialização de hortifrutigranjeiros e vários produtos transformava a área da praça numa feira livre e o espaço de estacionamento era ocupado por carros de boi, num tempo em que a economia local estava alicerçada na pecuária e ainda contemplava uma pequena cidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Olha nem a rede de esgoto que esta sendo feita, tão fazendo direito… No meu bairro, residencial Quiteria, fizerem algumas ruas (quadras) e outras não… E sumiram do bairro, quem fara e quando farão o resto? Quem procurou?
    É o Zé, é o Zé…

  2. A Praça dos Carreiros precisa de reforma é verdade, mas a Praça Brasil que ainda está boa para o uso, já está abandonada pela atual gestão. A noite, na maioria dos dias da semana, não estão ligando nem a energia para iluminar a praça! Imagina se reformar a Praça dos Carreiros!? E José cuidado com o pooovo!

  3. Ouvi muitas histórias sobre a Praça dos Carreiros. Muitas boas e outras ruins mas uma coisa eu não tenho dúvida; esta com certeza é a praça com maior carga cultural de nossa cidade. Proponho que o Jornal A Tribuna promova um concurso entre os profíssionais de arquitetura tendo como tema a nossa querida praça dos Carreiros.

  4. Na minha opinião, já que a praça não é frequentada pelo público, parte da praça,deveria construir um terminal urbano bem moderno e na outra parte fazer uma revitalização(arborização e enjardinamento)com área de recreação infantil, só assim as pessoas voltarão a frequentar as nossas praças.Que tal os comerciantes adotarem a praça?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img