34 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Caminhada na Natureza reúne mais de 800 pessoas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

No domingo (12) mais de 800 pessoas participaram da Trilha Ecológica Assentamento Carimã – 2ª Caminhada na Natureza. São aproximadamente 55km de Rondonópolis até o Assentamento Carimã. Os participantes se concentraram, logo cedo, na Praça Brasil, onde os três primeiros, de um total de sete ônibus, saíram lotados, pontualmente às 7h. Logo depois, às 8h, saíram mais três. O último ônibus saiu da Praça Brasil às 9h.
No cenário natural, a orquestra original era produzida pelo som dos animais, dos pássaros, do barulho das águas.  “Parecia estar em outro lugar do planeta, bem longe do ar poluído, do calor sufocante e do corre-corre diário entre um e outro afazer que não nos deixam ficar quietos, buscar a paz dentro de nós, observar as coisas belas”, salientou Daniela Marques, aluna do curso de Biblioteconomia do campus local da UFMT e uma dos quase 40 participantes que conseguiram complementar todo percurso da Trilha Ecológica.
Para o apresentador de TV Valdemir Costa, outro participante, a Trilha Ecológica começou apenas como mais uma pauta jornalística a ser realizada. No entanto, fugiu ao cotidiano e a rotina dos noticiários televisivos. Traduziu como uma oportunidade única e especial para “testarmos os limites do corpo humano e nos aproximarmos do que realmente faz sentido em nossas vidas”.
Na avaliação do âncora do “Cidade Agora”, esta experiência representou um momento único para viver uma relação mais próxima com Deus. “Ver e viver este dia foi sentir e ter certeza da nossa insignificância perante aos desígnios divinos. Sem fé e a crença em um poder maior comandando nossas vontades e desejos, nossa vida e nossos caminhos, não somos nada, não podemos nada. O homem quando se sente soberano e perfeito, certamente ainda não experimentou o prazer do encontro com Deus, que se faz possível em aventuras como esta. Que dia realmente lindo e agradável”, frisou.
Para Alfreu Pinto Ferreira, presidente do Projeto Assentamento Carimã, Rondonópolis apresenta um potencial turístico pouco explorado e desenvolvido. Especialmente porque sua maior projeção econômica está voltada ao agronegócio. “Mas, desde que foi concluído, em 1998, o projeto Assentamento Carimã, com 194 famílias, vem pensando no turismo como uma possibilidade de desenvolvimento das comunidades rurais assentadas e promoção das potencialidades das belezas naturais de Rondonópolis. Somente nesta região do Assentamento são mais de dez cachoeiras, algumas delas com características medicinais e terapêuticas”, ressaltou Ferreira.
O presidente do Assentamento Carimã também enfatizou que a área é fértil e podem ser desenvolvidos outros projetos de cultura diversificada, como é o caso da piscicultura e da criação de suínos, gado leiteiro e de corte.
A coordenadora do evento e gerente do Departamento de Turismo do município, Noêmia de  Almeida, buscou a parceria da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do  Município para oferecer aula de alongamento aos participantes, antes de  começarem a caminhar. As secretarias de Saúde, Governo e Transporte e Trânsito (Setrat) também colaboraram com o projeto que atraiu ainda a parceria do 18º Grupo de Artilharia e Campanha (18º GAC) e da Polícia Militar Ambiental.
Com a edição de 2010, a Caminhada Ecológica chega ao sexto ano consecutivo em  Mato Grosso. O assessor de Infraestrutura da Sedtur, Zeca Vilela, destaca a  cidade de Alta Floresta como a primeira colocada deste ano, com o maior número de participantes. O total de 1.250 pessoas participou da caminhada naquele município. Rondonópolis empatou com Tangará da Serra que reuniu 850 pessoas no  percurso.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img