21 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Editora passa por reformulação operacional e administrativa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião no campus local da UFMT: explicações sobre as mudanças que estão sendo feitas na editora
Reunião no campus local da UFMT: explicações sobre as mudanças que estão sendo feitas na editora

Na visita que fez ao Campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso, anteontem, o coordenador da editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT), Marinaldo Divino Ribeiro, acompanhado pela supervisora técnica de editoração, Janaína Januário da Silva, expôs para professores desta Instituição as políticas, linhas editoriais e procedimentos para publicação de obras científicas, didáticas, paradidáticas, periódicos (cartilhas e boletins), coleções, manuais e outros produtos informativos em série, de interesse acadêmico, intelectual, educacional e social.
Em suas palavras, Marinaldo Divino explicou tratar-se de uma reformulação em toda gestão administrativa e operacionalização da editora para dinamizar o projeto editorial-gráfico. Especialmente, porque na última auditoria da editora foi constatado que o foco de publicações está restrito às obras provenientes de teses e dissertações, ocupando assim, 99% de toda produção da EduFMT. “É importante disseminar o conhecimento em suas diversas formatações, favorecendo, assim, a visibilidade dos produtos da editora universitária e o acesso às obras. Precisamos fazer demanda”.
Para Marinaldo Ribeiro, outro fator preocupante que está sendo trabalhado exaustivamente é o mercado editorial de livros didáticos e paradidáticos, pois, segundo o levantamento bibliográfico realizado pela editora, nos últimos dois anos foram publicados apenas dois livros que não eram científicos. Sendo um didático e um paradidático. “Este é um mercado altamente fecundo e carente de obras de excelência”.
Além disso, explicita o coordenador da editora que a UFMT dispõe de um corpo docente altamente qualificado que pode contribuir efetivamente para as mudanças estéticas, técnicas, normativas e de conteúdo adotadas pela nova gestão editorial da UFMT.
Entre os participantes da reunião, estava o supervisor de pesquisa e pós-graduação da UFMT, em Rondonópolis, Anderson de Moura e o coordenador do curso de Biblioteconomia, Alexandre Gusmão, que também explanou sobre os processos de formatação de livros e de periódicos on line.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img