17 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Profissionais de Saúde participam de treinamento para teste rápido de HIV

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A capacitação teve início na segunda-feira (28) e segue até hoje (30)
A capacitação teve início na segunda-feira (28) e segue até hoje (30)

A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo treinamento para os profissionais que atuam nas unidades de Rondonópolis. A capacitação é direcionada para as equipes que vão fazer o teste rápido de HIV e hepatite nos pacientes de risco. Os trabalhos têm como objetivo oferecer atendimento eficiente para as vítimas de violência, usuários de drogas, gestantes de risco, moradores de rua e indígenas.
O treinamento é ministrado por um grupo de funcionários que foi capacitado pelo Ministério da Saúde para atuar como multiplicador. A meta é descentralizar o atendimento especial para esses pacientes. O curso beneficia também os funcionários da Santa Casa, Hospital Regional e Banco de Sangue.
A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariuva Valentim Chaves, afirma que o exame é cem por cento seguro. Ela explica que a intenção é agilizar o resultado do exame, que atualmente leva 15 dias para ficar pronto. “Com o teste rápido, vamos ter o diagnóstico em 20 minutos. Podemos tratar a doença mais cedo, e salvar vidas”, fala.
A enfermeira Sandra Torres, uma das responsáveis pelo treinamento, destaca que só as pessoas que passam pela capacitação, estão aptas a oferecer o teste. “Neste momento o grupo que participou do curso com profissionais do Ministério da Saúde está trabalhando como multiplicador para que cada unidade possa oferecer o serviço com qualidade”, enfatiza.
A bióloga Gislaine Pedromilo fala da importância da ação. “Trabalho no Centro de Testagem Anônimo do Jardim Guanabara e tem pacientes com prioridade que precisam de um diagnóstico seguro e rápido. Com o treinamento vamos oferecer isso e tratá-los com qualidade”, conclui.
A capacitação teve início na segunda-feira (28) e segue até hoje (30). Desde 2008 o Ministério da Saúde oferece o treinamento para os profissionais. A previsão é que dentro de 30 dias o exame seja oferecido para os pacientes que se enquadram nas prioridades definidas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img