26.4 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Cidade tem caso suspeito da nova gripe

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Aparece em Rondonópolis o primeiro caso suspeito da Gripe A; confirmação ou não sai na semana que vem
Aparece em Rondonópolis o primeiro caso suspeito da Gripe A; confirmação ou não sai na semana que vem

Um caso suspeito da nova gripe – a Influenza A (H1N1) – está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde em Rondonópolis. Trata-se de uma mulher de 30 anos de idade, moradora da cidade, que retornou da Europa no domingo passado (07/06) e, desde a segunda-feira (08/06), começou a sentir sintomas de gripe, a exemplo de dor torácica, corrimento nasal, cefaléia e mal-estar. Entre os sintomas, não reclamou de febre. Apesar de ainda não ter o diagnóstico oficial, o Município resolveu se precaver e monitorar devidamente o caso.

O coordenador municipal de Saúde Coletiva, Alencar Libano, revela que todos os sintomas da paciente em questão levam a uma gripe normal. No entanto, por tratar-se de uma paciente que esteve em viagem internacional, passando por países de alta incidência, acaba deixando margem para dúvida quanto à Gripe A. Mesmo assim, o coordenador repassa que o surgimento inesperado do caso suspeito da doença não é para alarde, mas para precaução. “Nessa hora, é melhor pecar pelo excesso do que pelo zelo”, reconheceu.

A paciente somente foi internada nesta sexta-feira (12/06). No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde, por questões de segurança, preferiu não informar o nome da pessoa com o caso suspeito nem onde a mesma está internada. Alencar disse que a paciente está sozinha em um quarto hospitalar e, clinicamente, está bem. Amostras de secreção da paciente foram colhidas ontem e foram enviadas para Cuiabá, que remeterá as amostras para Goiânia (GO), a fim da realização do exame que fará o diagnóstico.

O coordenador de Saúde Coletiva esclareceu ainda que vêm sendo tratados, no momento, apenas os sintomas da gripe na paciente. Os familiares com os quais a paciente esteve após a chegada da Europa, segundo Alencar, foram contatados e não apresentam sintomas de gripe. O Município também acionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que estaria mandando à cidade um técnico entre a noite de ontem e hoje.

Além disso, os profissionais vêm procurando fazer uma triagem das pessoas com as quais a paciente teve proximidade, após a chegada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Isso porque, segundo o coordenador, o período de transmissão da nova gripe ocorre entre um dia antes o aparecimento dos sintomas e vai até o sétimo dia após esse surgimento.

Alencar Libano lembrou que, coincidentemente, na semana passada, toda a rede pública e privada de saúde de Rondonópolis passou por um treinamento quanto à chegada de algum caso suspeito da nova gripe na cidade. Ele garantiu que, até agora, não há motivo para preocupação entre a população. A única cautela é quanto às pessoas que estiveram no exterior ou manteve contato com essas pessoas. A orientação é para que hábitos de higiene, como lavar as mãos, sejam intensificados.

O resultado dos exames da paciente internada em Rondonópolis com suspeita da Gripe A deve sair até a próxima terça-feira (16/06).

BALANÇO

Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) informou ontem a presença da Gripe A em 74 países e a morte de 145 pessoas pela doença em todo o mundo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img