19.8 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

18º GAC incorpora 139 novos recrutas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) realizará na próxima segunda-feira (02/03), às 9h da manhã, a solenidade de incorporação do contingente 2009 do efetivo variável de recrutas. A recepção dos novos soldados ocorrerá no próprio quartel do Grupo e será aberta aos familiares e à sociedade em geral. Este ano serão incorporados ao Exército Brasileiro 139 recrutas na cidade, quantia menor que em 2008, devido a contingenciamento de recursos.

A solenidade começa com a entrada simbólica dos recrutas ainda como civis pelo Portal das Armas, no quartel do Grupo. Na sequência, trocam de roupa e vestem o uniforme militar pela primeira vez. A formatura tem a leitura da “Ordem do Dia” do comandante do Exército Brasileiro; a palavra do comandante do Grupo; o primeiro desfile dos novos soldados no pátio de formatura; e, ao fim, visita às instalações.

O comandante do 18º GAC, coronel Marco Aurélio Souto de Araujo, explica que os novos soldados servem ao Exército por um período médio de 11 meses. O período inicial é o de instrução, de adaptação dos recrutas à vida militar, sendo uma fase de duas semanas de internato, de domingo a domingo, nos três turnos do dia.

Com mais atrativos e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho na sociedade, a decisão pelo serviço voluntário militar é muito grande, gerando uma seleção rigorosa. Atualmente, o Exército Brasileiro oferece 1 salário mínimo, além de garantir alimentação completa, auxílio transporte e fardamento. “Hoje são garantidas todas as necessidades do jovem”, observa o coronel.

Além do ensino militar, o coronel Araujo enfatiza que os recrutas vão ter a oportunidade de aprender profissões para sua inserção no mercado de trabalho junto à sociedade, como na área de mecânico, cozinheiro e curso de informática. Na área profissionalizante, existe um convênio com o Senai para oferta de cursos como mecânica diesel, eletricista predial, beneficiamento de algodão e empreendedorismo.

“Esses 139 jovens de Rondonópolis são privilegiados, porque participaram de uma seleção muito grande, envolvendo testes físicos, intelectual, conduta e outros. Vejo hoje o serviço militar como uma grande oportunidade deles terem lições de cidadania, de valores e até profissionais para a vida na sociedade”, avaliou o coronel sobre a experiência a ser vivida este ano por esses recrutas.

O efetivo do 18º GAC é formado hoje por 400 homens, contando os novos recrutas, sendo em torno de 90 sargentos, 30 oficiais e os demais, cabos e soldados. Em média, cerca de 15% dos recrutas permanecem no serviço militar.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img