19.8 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Dengue: MT está em alerta por causa das ocorrências de casos graves

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) continua em estado de alerta com as ocorrências de casos graves da Dengue.

Até ontem, o registro de casos da doença chegou a 818 notificações.

Dessas notificações, 32 são de casos graves de Dengue em que 9 casos foram confirmados como sendo de Febre Hemorrágica da Dengue, 03 sendo de Dengue com complicações e 20 casos estando sob investigação.

A Saúde do Estado pede a atenção dos municípios para o alerta, solicitando especial atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento rápido da doença. A técnica do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Rita Borges, explicou o motivo: “Os casos graves da Dengue precisam de cuidados médicos imediatos, pois podem levar o paciente a óbito dentro do período de 24 horas, caso não recebam os cuidados médicos necessários imediatamente”.

MUNICÍPIOS

As maiores ocorrências de casos graves de Dengue foram notificadas pelos municípios de Cuiabá, com 5 casos de Febre Hemorrágica de Dengue confirmados, 1 caso de Dengue com Complicação e 9 casos graves sob investigação. Em Tangará da Serra, com 1 caso de Dengue com Complicação, 3 casos graves de Dengue sob investigação e um óbito.

Os municípios de Nova Olímpia, Paranatinga, Guarantã do Norte, Acorizal, Nova Mutum, Poconé e Lucas do Rio Verde registraram 1 caso grave de Dengue cada um (num total de 7 casos) todos sob investigação.

Já os municípios de Curvelândia (1 caso), Matupá (1 caso) e Rosário Oeste (1 caso) tiveram confirmadas as três ocorrências como casos de Febre Hemorrágica de Dengue. Rosário Oeste registrou, ainda, um caso de Dengue com Complicação.

O município de Várzea Grande registrou 1 caso de Febre Hemorrágica de Dengue confirmado e 1 caso grave sob investigação.

INFESTAÇÃO PREDIAL

Outra preocupação da Secretaria de Estado de Saúde é quanto ao nível de infestação predial por larva do mosquito da Dengue nos municípios, determinado por um índice do Ministério da Saúde (MS) que é usado como ajuda no estabelecimento das ações de combate e controle da Dengue.

Segundo o primeiro Boletim Informativo de Índices de Infestação Predial, confeccionado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, da SES/MT, mais de 90 municípios do Estado estão classificados como em estado de alerta para a infestação predial por larva do mosquito da Dengue, estando propícios à ocorrência de Dengue.

O coordenador da Vigilância de Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira lembrou que, “nestes casos a Saúde do Estado recomenda, aos municípios, fazer monitoramento dos indicadores, trabalho de mobilização social, mutirões de limpeza, palestras educativas, utilização da mídia, ativação de parcerias com os Agentes Comunitários de Saúde, Programa Saúde da Família e Unidades Hospitalares de Saúde Pública, intensificar as atividades de campo realizadas pelos Agentes de Saúde Ambiental para evitar o agravamento da situação”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img