
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a minuta do plano de outorga da concessão da BR-364, entre Rondonópolis e Jataí (GO), e avança no projeto de concessão da rodovia.
Os documentos agora devem ser enviados para a aprovação do Ministério dos Transportes e, em seguida, para o Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o leilão do trecho ocorra no primeiro trimestre de 2025.
O plano de outorga que foi aprovado pela ANTT em reunião da Diretoria Colegiada na última quinta-feira (13), abrange a extensão das rodovias BR-060/364/GO/MT.
O projeto prevê investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. De acordo com o diretor da Agência, Lucas Asfor, o plano de concessão contribuirá significativamente para a melhoria da economia do país, pois está voltada para uma importante rota do agronegócio.
“A principal característica da demanda dessas rodovias é o escoamento agrícola do Centro-Oeste. Os investimentos previstos, portanto, contribuirão não somente para o aumento da capacidade e da segurança das rodovias, mas também o desenvolvimento econômico da região”, afirmou.
A concessão do sistema rodoviário composto pelas BR-060/364/GO e BR-364/MT possui uma extensão total de 490,065 km. Entre as obras previstas, destacam-se a duplicação de mais de 45 km de pistas, a implementação de 179,6 km de faixas adicionais, 13,5 km de vias marginais, 11 travessias em nível, 23 acessos, 30 pontos de parada para ônibus, 4 passarelas, 21 passagens de fauna e 3 caixas para contenção de materiais perigosos, entre outras melhorias.
O projeto abrange a extensão das rodovias BR-060/364/GO/MT. Na BR-060, inclui o trecho entre o entroncamento com o contorno de Rio Verde/GO e a entrada da BR-364 (contorno de Jataí/GO).
Na BR-364/GO, o trecho compreendido da BR-060/GO até a Divisa GO/MT (Santa Rita do Araguaia). Continuando na BR-364/MT, cobre o trecho da divisa GO/MT (Alto Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis). O projeto também inclui o Contorno do Araguaia, trecho entre a BR-364/GO e a entrada da BR-364/MT, nos municípios de Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto Araguaia.
Duplicação
A ANTT não informou qual o trecho tem a duplicação prevista no projeto de concessão. Ao todo, há a previsão de duplicação de 45 km. Inicialmente, o projeto não previa a duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Jataí, somente a construção de terceiras faixas para desafogar o trânsito.
A duplicação total da BR-364 é uma cobrança antiga, que também recebe o apoio do A TRIBUNA, para garantir maior segurança aos motoristas. Especialmente para os moradores da região Sul/Sudeste de Mato Grosso, a duplicação da BR-364 é de extrema importância.
Trafegar pela rodovia é uma tarefa de alto risco, visto o volume alto de acidentes, a insegurança e a quantidade de pessoas que já perderam a vida na rodovia.