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Agora desejo é duplicação rumo ao terminal

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Cesar Borges e wellington fagundes - 20-04-13

Expectativa: contrato das obras de duplicação da BR-364 entre os municipios de Rondonópolis e Jaciara será assinado hoje
Expectativa: contrato das obras de duplicação da BR-364 entre os municipios de Rondonópolis e Jaciara será assinado hoje

–> LIBERADO –> O sonho da sociedade rondonopolitana pela duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá estará se tornando mais palpável. O ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, assinará hoje (23/04) o contrato das obras de duplicação da BR-364 entre os municípios de Rondonópolis e Jaciara. A assinatura ocorre a partir das 8h30 da manhã, na Câmara Municipal, devendo contar com a presença do governador Silval Barbosa. A expectativa agora é que Governo Federal anuncie a duplicação do trecho de 25 quilômetros da BR-163, no acesso ao terminal ferroviário de Rondonópolis.
As obras entre Rondonópolis e Jaciara, a serem executadas por consórcio liderado pela Mendes Junior, representarão a duplicação em um trecho de cerca de 60 quilômetros de extensão da BR-364. A preocupação é que a duplicação não se restrinja apenas a esse trecho, mas consiga abranger por completo o trajeto até Cuiabá. Para isso, ainda haverá a abertura das propostas da licitação do trecho entre Jaciara e Serra de São Vicente, prevista para o dia 10 de maio de 2013. A licitação do trecho entre Serra de São Vicente e Cuiabá foi considerada fracassada, devendo ser realizada novamente.
Diante dos inúmeros exemplos de obras inacabadas em rodovias federais no Brasil, inclusive em Rondonópolis, com a crítica situação da travessia urbana da BR-364, a cobrança da sociedade local e das entidades representativas da região será no sentido de que a duplicação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá e dos demais trechos até Cuiabá não entrem nesse rol de obras problemáticas. Vale observar que, a partir de agora, caberá ao ministro César Borges dar prosseguimento nas obras de duplicação da BR-364 no estado de Mato Grosso.
O governador Silval Barbosa deve estar em Rondonópolis, acompanhado de uma grande comitiva formada pelo deputado federal Wellington Fagundes, deputados estaduais, secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, que esteve em visita ontem ao Jornal A TRIBUNA juntamente com o deputado estadual Sebastião Rezende (veja matéria na página 05 desta edição), do secretário estadual de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio Nunes, do secretário adjunto de Comunicação, Aroldo Souza, entre outros.
Em relação ao Governo do Estado, espera-se que Silval possa, enfim, anunciar a data da assinatura da ordem de serviço das obras de conclusão da estrada alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal: a MT-040. Inclusive, há informações de que a assinatura da ordem de serviço do trecho restante, algo em torno de 77 quilômetros, ocorra em Rondonópolis, também em reconhecimento do fato da sociedade rondonopolitana ter sido a grande articuladora e agente pela consolidação dessa estrada alternativa à BR-364. Outra expectativa é que o governador fale da retomada das obras da pavimentação da “Rodovia do Leite”, requerida pelo deputado J. Barreto, na região de São José do Povo e Pedra Preta.
Mais um assunto que deve ser foco de indagações ao governador será referente aos atrasos dos repasses de recursos para a Santa Casa e o Hospital Regional. Espera-se que o governador traga informações relativas à normalização desses repasses.
NA CIDADE – Em reconhecimento à luta da sociedade rondonopolitana, o deputado Wellington articulou para que o ministro dos Transportes assinasse em Rondonópolis o contrato da duplicação desse trecho da BR-364, que poderia estar sendo assinado em Brasília (DF).

Prefeito volta a ameaçar não liberar alvará

Preocupação é inaugurar o terminal ferroviário e criar um caos na passagem urbana de Rondonópolis e no acesso rodoviário à ferrovia
Preocupação é inaugurar o terminal ferroviário e criar um caos na passagem urbana de Rondonópolis e no acesso rodoviário à ferrovia

O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, voltou a afirmar que pode dificultar a liberação do alvará de funcionamento para o terminal ferroviário do município, junto à BR-163, enquanto não houver garantias quanto à duplicação do acesso ao empreendimento, em um trecho de 25 quilômetros. O posicionamento foi ratificado durante a posse do novo secretário do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Edson Ferreira, na manhã de ontem (22/04), na sede da Prefeitura. O problema também deve ser discutido com o ministro dos Transportes, César Borges, que estará em Rondonópolis nesta terça-feira (23/04), para assinar o contrato das obras de duplicação da BR-364 até Jaciara (veja nesta página).
No mês de março, Percival Muniz já havia dito que pensava em dificultar a liberação do alvará para a concessionária do terminal. A preocupação do prefeito é com a situação de caos enfrentada nos acessos aos três terminais ferroviários em funcionamento em Mato Grosso, especialmente no de Alto Araguaia. Filas quilométricas ao longo da BR-364, chegando a cerca de 60 quilômetros, foram verificadas rumo ao terminal de Alto Araguaia, travando o tráfego de veículos na rodovia.
Em Rondonópolis, as perspectivas são ainda muito mais preocupantes em relação ao funcionamento do terminal ferroviário, previsto para ser inaugurado nos próximos meses. Esse cenário se deve ao fato de Rondonópolis ser um entroncamento rodoviário, onde se sobrepõe duas rodovias: BR-163 e 364. Além disso, o fluxo de veículos pela BR-163 deve ser muito maior em função do terminal de Rondonópolis estar sendo apontado como o maior da América Latina.
Em pista simples, o acesso até o terminal ferroviário de Rondonópolis, nessas condições, também corre os risco de repetir as filas quilométricas de caminhões verificada nos demais terminais. Nesse caso, o congestionamento tende a cortar o perímetro urbano de Rondonópolis, isolando regiões do município e também a região Norte do Brasil. Para piorar, rumo ao terminal, há ainda o fluxo de veículos dos usuários do aeroporto municipal.
Ontem, Percival argumentou que espera que o ministro se convença da necessidade e anuncie urgentemente investimentos no acesso ao terminal ferroviário, através da BR-163. “Tenho juízo e coragem suficientes para não liberar a inauguração do terminal, que já está quase pronto”, afirmou o prefeito. “Sei da importância econômica do terminal, mas vida é mais importante, não tem preço!”, acrescentou.
Pelo que se tem visto, segmentos da sociedade têm apoiado a posição do prefeito em relação à não liberação do alvará para o terminal, desejando que o mesmo não seja inaugurado enquanto não houver garantias de melhorias, em função da preocupação com os possíveis transtornos a serem enfrentados nas estradas federais da região.
Percival também pretende apresentar ao ministro hoje um projeto técnico para conclusão do anel viário, com mais duas pontes sobre o Rio Vermelho, além da conclusão da travessia urbana da BR-364.

Debate na TV contou história da luta da duplicação

A trajetória da luta pela duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá foi lembrada em um debate ontem no programa “Cidade Agora”, apresentado por Valdemir Costa, pela TV Cidade Record. Estiveram presentes o deputado estadual J. Barreto, o secretário adjunto de Comunicação do Estado, Aroldo Souza, o diretor do Jornal A TRIBUNA, Samuel Logrado, o presidente da Câmara Municipal, Ibrahim Zaher, e o diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC-MT), Miguel Mendes.
Os presentes lembraram que a história recente da luta pela duplicação tem sempre como referência o mês de abril. A ATC lançou campanha de duplicação das BRs-364 e 163 entre Rondonópolis e Nova Mutum em 07 de abril de 2005. Depois foi a vez do deputado estadual J. Barreto tomar a iniciativa da histórica audiência pública da Assembleia Legislativa, em 21 de abril de 2006, resultando nos recursos para elaboração do projeto executivo das obras de duplicação da BR-364.
O empresário Samuel Logrado enfatizou que os avanços obtidos em prol da duplicação até agora se devem exclusivamente à luta da sociedade rondonopolitana, sua imprensa, clubes de serviços/entidades e classe política, especialmente o deputado Wellington Fagundes e J. Barreto. Aliás, ressaltou que, apesar da força econômica e política, a capital Cuiabá esteve totalmente alheia a essa importante luta, que beneficiará todo Mato Grosso. Também observou que Barreto e Wellington estiveram envolvidos constantemente com a causa nesse período.
Miguel Mendes, nesse contexto, não esqueceu de citar os méritos do Jornal A TRIBUNA na luta pela duplicação da rodovia entre Rondonópolis e Cuiabá. Ele observou que o A TRIBUNA liderou e puxou os demais órgãos de imprensa do município nessa luta e, nos últimos anos, nunca deixou esfriar os ideais pela causa.
Foi lembrado que, nos últimos anos, a campanha da duplicação ganhou a significativa adesão do Comitê Pró-Rodovias, formado por diversos representantes da sociedade local.

Luta pela duplicação foi abraçada pelo Jornal A TRIBUNA

A duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá foi uma bandeira levantada pelo Jornal A TRIBUNA, levando em conta que rondonopolitanos e mato-grossenses não aguentam mais conviver com o trecho de rodovia federal mais importante de Mato Grosso em situação precária, ultrapassada para a demanda atual e com números de acidentes e mortes extremamente preocupantes.
Em 2005, a Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC) já havia lançado a ideia da duplicação das BRs 364 e 163, entre Rondonópolis e Nova Mutum. A ATC encampou inúmeras reuniões e ações pela duplicação, como a instalação de placas de cobrança ao longo da 364.
Nessa luta, destaca-se ainda a atuação de políticos como J. Barreto e Wellington Fagundes. J. Barreto, quando deputado estadual, cobrou fortemente na Assembléia Legislativa a duplicação da BR, requerendo inclusive uma audiência pública para discutir o assunto em Rondonópolis, que contou com grande participação política, em 2006.
A campanha da duplicação foi ganhando inúmeras adesões, até resultar em 2007 no anúncio da efetivação do sonho, no trecho entre Rondonópolis e o Posto Gil, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Desde então, o Jornal A TRIBUNA vem acompanhando e cobrando todos os procedimentos burocráticos necessários ao começo das obras de duplicação entre Rondonópolis e Posto Gil, passando por Cuiabá.
Em 2011, a campanha da duplicação ganhou a significativa adesão do Comitê Pró-Rodovias, formado por diversos representantes da sociedade local.

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4 COMENTÁRIOS

  1. É do conhecimento geral que a nomeação desse Ministro Cesar Borges do PR foi somente para acomodar o partido no Ministério já que ele o havia perdido devido a escandalos anteriores. Também foi amplamente noticiado que o PR só teria o Ministro, ficando os orgãos administrativos e financeiros sob o comando direto da Casa Civil. Portanto, o Ministro não tem ascendencia nenhuma sobre o DNIT. Abramos os olhos para mais uma vez não sermos iludidos pela cortina de fumaça pré-eleitoral, uma vez que o oportunista Cesar Borges (ex-capacho do Carlismo Magalhães), tem a caneta só pra assinar o contrato, não pra liberar dinheiro.

  2. Ou acerta a duplicação da rodovia até o terminal ferroviário, ou o sr. prefeito não dará o licenciamento. Coisa certíssima, porque depois de liberado só Deus p/salvar Roo-mt.

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