32.2 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Reconhecimento: Carteira do Autista, de autoria de Rezende, é premiada em Brasília

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

A Carteira de Identificação do Autista Digital de Mato Grosso, que se originou a partir de uma lei de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende, foi uma das vencedoras do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital, realizado em Brasília, neste final de agosto.

O prêmio foi criado em 2022 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC), em parceria com o Ministério da Economia. A Carteira do Autista Digital ficou em terceiro lugar na categoria de Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo.

Sebastião Rezende, ao longo de seu mandato, tem trabalhado em prol das pessoas com deficiências, sendo que o autismo tem sido uma das suas principais bandeiras na Assembleia Legislativa. Assim, propôs e trabalhou pela implantação da lei de nº 10.997, que prevê a emissão e distribuição desta carteira.

Com a criação da lei, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) trabalhou para confecção da versão digital da Carteira do Autista.

Esta foi a segunda premiação recebida pela carteira digital neste ano. A primeira foi no Prêmio IBGP 10 anos, na categoria Empresas Estatais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública, também em agosto.

Conforme Rezende, o autismo não é reconhecido por uma característica física, sendo necessário a existência de um documento para assegurar seus direitos em diversos lugares públicos.

“O autismo não se cura, se compreende. Então eu fico feliz em poder contribuir para a identificação do autista, que agora, onde ele chegar, terá seus direitos reconhecidos”, externou o deputado estadual.

O presidente da MTI, Cleberson Gomes, também expressou orgulho pelo destaque da iniciativa mato-grossense. “Ver a Carteira do Autista Digital ser reconhecida a nível nacional é um motivo de grande orgulho para todos nós e mostra a importância da visão inclusiva que a nossa primeira-dama Virginia Mendes imprime em Mato Grosso. Além disso, conquistamos dois primeiros lugares neste mesmo evento, refletindo o compromisso do Estado em aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de soluções tecnológicas inovadoras para consolidação de um governo digital”.

Na premiação, a categoria de Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo reconhece soluções e iniciativas que tenham design inclusivo e que considerem o perfil de grupos populacionais com baixa literacia digital, acessibilidade, tecnologias assistivas, e demais iniciativas para que os serviços públicos sejam acessíveis à toda a população.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img