28.4 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Título cancelado: Sem a revisão biométrica, eleitores rondonopolitanos não podem votar

A medida terá validade apenas em municípios que passaram pela revisão recentemente

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rondonópolis foi uma das primeiras cidades do estado em que os eleitores utilizaram a biometria em um pleito – (Foto: Arquivo)

 

A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspendeu o cancelamento dos títulos de eleitor por ausência de revisão de eleitorado por biometria nas eleições municipais deste ano não se aplica aos eleitores de Rondonópolis.

A medida terá validade apenas em municípios que passaram pela revisão recentemente, com a intenção de não prejudicar aqueles que ficaram impedidos de regularizar a situação eleitoral em função da pandemia de coronavírus.

A permissão para votar terá validade somente para a eleição municipal e suplementar ao Senado e após o pleito o título de eleitor voltará para a situação de cancelado, sendo necessária a regularização em Cartório Eleitoral. Além disso, nestes municípios, somente podem votar os eleitores com o título cancelado por ausência na revisão de eleitorado. Demais motivos de cancelamento continuam impedidos de participar do pleito.

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, eleitores de Itiquira, Pedra Preta e Juscimeira poderão se valer da regra e quem teve o título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado, poderá votar nestas eleições.

A regra não se aplica aos eleitores de Rondonópolis, pois a cidade foi uma das primeiras em Mato Grosso a passar pela revisão biométrica, que teve início ainda em 2013. Também foi uma das primeiras cidades do estado em que os eleitores utilizaram a biometria em um pleito, nas eleições gerais de 2014.

Em Rondonópolis, conforme dados do TSE, são 155.538 eleitores aptos ao voto para a eleição 2020. Com biometria 155.120 (99,73%), sem biometria 418 (0,27%). As mulheres correspondem ao maior grupo de eleitores, com 51,1%, e os homens, 47,9%.

As estatísticas apontam que em Rondonópolis, entre o quantitativo de eleitores aptos a votar, a maior parte, 25,87% do total – 40.237 – possuem ensino médio completo; 19,68%, ou seja, 30.615 eleitores têm ensino fundamental incompleto; com o ensino médio incompleto são 26,81%, ou seja, 26.141 eleitores; aqueles com ensino superior completo representam 14,35%, o que equivale a 22.312; com ensino superior incompleto são 8,64% (13.439); com ensino fundamental completo são 8.701 (5,59%); os que sabem apenas ler e escrever: 8.661 (5,57%); e os analfabetos 5.432 (3,49%).

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img