19.7 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Campanha de doação de sangue hoje na sede do Rotary Leste

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Coordenadores da campanha em visita ao A TRIBUNA: João Pedro, Rafael Vilela, Diany Marcelly e Jordana Soares

Será realizada hoje (14), com início às 7 horas, na sede do Rotary Clube Rondonópolis Leste, a 1ª Campanha ‘Doe Seu Sangue Por uma Vida’ idealizada pelo Rotary Leste, Hemosan e Unimed. Segundo o rotariano João Pedro Coelho, a ideia partiu da necessidade de aumentar a oferta de sangue nos hospitais. A meta da campanha é alcançar 350 doações de sangue.
“Tivemos uma campanha para doação de sangue em um clube de Rotary de Campo Verde. Aqui na cidade, os clubes ainda não tinham uma  campanha nesse intuito, com isso  trouxemos a  ideia para Rondonópolis e unimos  forças com a Hemosan e Unimed que também já se organizam para uma campanha de doação de sangue”, disse  João Pedro.
De acordo com Diany Marcelly Guimarães, representante da Hemosan na campanha, é a primeira vez que empresa especializada em hematologia e hemoterapia, que atua há 10 anos em Cuiabá, promove uma campanha de sangue em Rondonópolis. “A Hemosan também percebeu que é preciso aumentar o estoque de sangue para suprir a demanda local, pois existem casos que ainda é preciso recorrer aos estoques de Cuiabá para atender a cidade”, conta.
A representante da Unimed na campanha, Jordana Soares, explica que aumentar o estoque de sangue vai favorecer a sociedade como um todo. “Dependendo do tipo de sangue, as unidades de saúde têm que recorrer a estoques de Cuiabá. Com a campanha, vamos aumentar os estoques e com isso melhorar o atendimento”, ressalta.
Os doadores de sangue, posteriormente à campanha, ganharão a ‘Carteirinha do Doador’, com a qual terão descontos nas bilheterias de cinemas e outros estabelecimentos, como também isenções em inscrições de concursos públicos.
A 1ª Campanha ‘Doe Seu Sangue Por uma Vida’ começa às 7 horas com previsão de terminar às 15 horas, na sede do Rotary Clube Rondonópolis Leste, localizado na Rua Jaime Fernandes, 886, Vila Aurora, próximo à Rua Dom Pedro II.

Dicas para doação de sangue

Quem pode doar sangue?
Homens e mulheres saudáveis, entre 18 e 65 anos;
– Peso acima de 50kg.
O que é necessário para doar sangue?
– Levar um documento oficial com foto (RG., carteira profissional, carteira de habilitação ou carteira dos conselhos regionais);
– Ter repousado por no mínimo 6 horas;
– Estar em boas condições de saúde;
– Alimentação pobre em gorduras nas 3 horas antecedentes à doação.

Impedimentos temporários para doação
– Gripe: aguardar 7 dias.
– Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses;
– Usuários de drogas.

Impedimentos definitivos para doação
– Hepatite após os 10 anos de idade.
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

Cuidados após a doação
– Ingerir bastante líquido;
– Aguardar pelo menos 15 minutos antes de sair do local onde fez a doação;
– Não fumar por 2 horas após a doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas primeiras 12 horas;
– Não exercer atividade funcional por pelo menos 24 horas após a doação, se esta atividade apresentar risco para si ou para os outros (ex: piloto de avião e de helicóptero, motorista de ônibus e caminhão, trabalhadores em andaimes, para-quedistas e mergulhadores.
– Manter o curativo por 4 horas após a doação;
– Não exercer força no dia da doação (com o braço que foi puncionado);
– Não realizar exercício físico intenso no dia da doação.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img