24.7 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Uma subprefeitura para Vila Operária?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os recortes do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só comprovam que a Vila Operária é uma verdadeira cidade dentro de Rondonópolis.

Com população de mais de 46 mil pessoas, o distrito é maior do que a maioria dos municípios de Mato Grosso, cresceu e se desenvolveu junto com Rondonópolis.

Diante dessa constatação, uma possibilidade seria a implantação pelo Município de uma subprefeitura na região, aproximando a oferta de diversos serviços à população.

A ideia de se criar uma subprefeitura seria, é claro, mais uma forma de valorizar o distrito que sempre foi tão importante para a cidade, além de poder fornecer serviços mais próximos a casa das pessoas.

Também é uma maneira de colocar a estrutura municipal a um alcance mais facilitado para os moradores da região, somada a serviços bancários, e dos fornecidos por outros órgãos. Mesmo porque, num passado não muito distante, surgiram ideias de separação, com propostas para criação de um novo município.

Os separatistas daquela época estão hibernados. No entanto, números como esses do IBGE são motivos mais do que suficientes para que eles possam acordar.

A proposta de criar subprefeituras em grandes regiões de cidades como Rondonópolis, que tem uma malha urbana espalhada, deveria ser bem analisada pelo Poder Executivo local. Não só para o Distrito de Vila Operária, mas também para outras grandes regiões da cidade.

A possibilidade de descentralizar alguns tipos de serviço em uma cidade estruturada como Rondonópolis deveria ser pensada, pois é uma forma de aproximação do poder público com as comunidades.

As chamadas “subprefeituras” podem ter ainda o papel de receber pedidos e reclamações da população, solucionar os problemas apontados na educação, saúde, esporte e cultura de cada região.

Uma subprefeitura também poderia contribuir com os cuidados da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, da limpeza urbana.

Aproximar os serviços das vigilâncias sanitária e epidemiológica dos cidadãos locais. Enfim, são inúmeras possibilidades que acabam ajudando a melhorar os serviços prestados à população e aproximando esta do poder público.

Rondonópolis está crescendo cada dia mais em um perímetro urbano amplo e possibilidades como essa, que reduzem as distâncias entre a comunidade e o poder público, poderiam começar a ser debatidas e analisadas. Com a palavra, os nossos vereadores e os nossos pré-candidatos a prefeito.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

1 COMENTÁRIO

  1. Primeiramente, antes de pensarmos em subprefeitura, é preciso que a própria Prefeitura passe por uma reestruturação, já que hoje é formada por servidores predominantemente comissionados, ou seja, que nada entendem de administração publica, e como visto nesta gestão, gerando ineficiência e ineficácia dos serviços públicos, prejudicando a população!
    Será que os próximos candidatos vão continuar com esse sistema? Se for assim, a criação de uma subprefeitura será como a autarquia de transporte coletivo, sem condições, gerando só prejuízo aos usuários do serviço publico!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img