25.5 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Editorial: “Período crítico…”

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Chegando no meio do ano, novamente Rondonópolis começa a se deparar com o clima seco, marcado pela falta de chuvas, que se estende até setembro. O problema é que mal esse período começou e as queimadas urbanas já fazem parte do nosso cotidiano.

Nesse fim de semana, em diversas regiões urbanas do município era possível ver pontos de queimadas, com nuvens de fumaça subindo ao céu. O pior é que todos os anos os órgãos públicos e meios de comunicação alertam sobre os muitos perigos das queinadas urbanas para todos.

Essas queimadas, infelizmente, ocorrem devido à irresponsabilidade de muitos que aproveitam o tempo seco para limpar áreas com fogos, ou por moradores que põem fogo em folhas secas de quintais ou ainda pelo descuido de motoristas que jogam restos de cigarro às margens de ruas e estradas.

Além de colocar em risco casas, linhas elétricas, rebanhos/animais e áreas de preservação, as queimadas dessa época produzem fumaça e fuligem que comprometem a saúde da população como um todo, especialmente idosos e crianças.

Nesse sentido, este ano temos de ter uma responsabilidade ainda maior referente a essa questão, uma vez que estamos vivendo a pandemia da Covid-19, que também causa graves problemas respiratórios. Então, se não houver a consciência de todos no sentido de evitar ao máximo as queimadas, as consequências da pandemia podem ser agravadas em muito na nossa cidade e região.

Espera-se que o poder público possa se antecipar e montar uma estrutura de combate e prevenção às queimadas maior e mais eficaz dessa vez. Contudo, a maior responsabilidade cabe à sociedade, denunciando aqueles que cometem esses atos e, principalmente, dando o exemplo de limpar terrenos baldios, cuidar do seu lixo e tomar cuidado nas estradas.

A Covid-19 já está causando muitas dores e grandes males e, por isso, não podemos agravar mais o cenário de saúde pública com as famigeradas queimadas nesse período. É hora de cada um começar a fazer sua parte também no cuidado do nosso espaço urbano!

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img