17.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Sem nada esconder

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A legislação, com amparo federal e municipal, é bem clara quanto à necessidade de publicidade e transparência da gestão do recurso público. Inclusive, uma série de mecanismos foram criados na legislação federal permitindo o amplo acesso à informação inerente à esfera pública por parte dos cidadãos.

Mesmo com a vigência da Lei de Acesso à Informação, especialmente em âmbito municipal, percebemos que há uma grande dificuldade dos cidadãos terem acesso a dados e informações da gestão pública. Até para a imprensa esse direito garantido é algo muito vezes limitado, mesmo tendo uma equipe de profissionais voltada para atender os meios de comunicação.

Um exemplo dessa realidade é a situação do Portal da Transparência do Município, que há anos é alvo de críticas devido à falta de atualização adequada. Não podemos esquecer que até o Ministério Público entrou na parada, conseguindo da Justiça determinação para que o Município atualizasse o espaço na internet. Houve melhoras no passado na área, mas desde o ano passado a situação voltou a piorar novamente.

Nessa realidade, o Fundo Aeroportuário Municipal ainda é uma grande caixa-preta em Rondonópolis. As informações sobre esse fundo nunca são passadas para quem as solicita, assim como atesta o Observatório Social de Rondonópolis. Outra situação é a ausência de informações sobre os valores arrecadados com multas de trânsito e outras concessões no setor.

O Jornal A TRIBUNA tem mostrado que o Portal da Transparência da Prefeitura está com a página que informa os valores arrecadados com concessões, taxas e infrações de trânsito, entre outros, desatualizada desde o mês de agosto de 2016. Mesmo com as cobranças públicas, o poder público municipal não age para mudar essa situação, sem uma devida ação e acompanhamento dos órgãos de controle.

Ter acesso a esse tipo de informação é muito importante, considerando que o volume arrecadado no trânsito local é muito grande e, portanto, o cidadão precisa saber como esse recurso vem sendo empregado. Somente em 2016 as multas de trânsito geraram cerca de R$ 5,4 milhões, mas, por outro lado, ninguém visualiza melhorias e benfeitorias na área à altura.

Essa triste realidade local precisa mudar, mas para isso o cidadão tem de cobrar mais o seu direito, para assim conseguir acompanhar como o dinheiro público está sendo gasto ou investido pelo gestor.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img