21 C
Rondonópolis
 
 

Responsabilidade de todos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A qualidade de vida passa pela prática regular de atividade física. Essa consciência tem sido cada vez mais percebida pela população, assim como estimulada pelas autoridades públicas como forma de prevenção em saúde pública.
Não por menos, as academias populares ao ar livre se multiplicaram nas cidades brasileiras na última década, assim como ocorreu em Rondonópolis. O problema é que, ao longo desse período, as gestões municipais tiveram uma preocupação apenas na instalação dessas estruturas na nossa cidade.
O resultado é que, conforme constatado pela reportagem do Jornal A TRIBUNA publicada em sua edição de ontem, a maioria das academias populares instaladas em Rondonópolis sofre com equipamentos quebrados, sem condições de uso e com falta de manutenção. Quem perde com isso é a própria população que fica privada de um bem público na sua totalidade.
A Prefeitura de Rondonópolis falhou nos últimos anos justamente por não ter um programa para manutenção e conserto dos equipamentos danificados, especialmente com a ação do tempo, que provoca ferrugem em muitos aparelhos. Mas não podemos culpar apenas o poder público, pois a população também tem sua parcela de culpa com a situação.
Muitos equipamentos são danificados ou quebrados devido ao mau uso de alguns usuários, bem como por ações de depredação ou vandalismo. As pessoas ainda não têm noção de que o bem público é de todos e como tal conta com recursos de impostos pagos por elas também. Assim, todos deveriam zelar por aquilo que ela ajudou a pagar e, certamente, pagará em caso de reparos.
As academias populares ao ar livre são uma boa ideia, faltando apenas a visão de dar-lhes a manutenção e estrutura adequadas. A reportagem do A TRIBUNA, por exemplo, constatou que tem unidades instaladas em meio à terra, sem calçamento, e sem iluminação pública. Isso diminui o aproveitamento pela população.
Além disso, esses espaços poderiam ser melhor aproveitados pela gestão pública. A propósito, por que não disponibilizar profissionais de educação física nas academias populares nos locais de maior movimento? O projeto, como foi dito, não pode ser deixado à própria sorte. Se não fica inutilizado e as mazelas aparecem…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img