17.9 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

O trote telefônico e a penalidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Conforme notícia veiculada pelo A TRIBUNA em sua edição de domingo passado, deve ser votado hoje (13) pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT) do Senado Federal, a proposta de endurecimento da Lei contra pessoas que usarem o telefone para comunicar falsas ocorrências à Polícia e ao Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos. Os acostumados com a estupidez de passar trotes ficarão sujeitos à punições que vão desde a suspensão temporária até o cancelamento definitivo do serviço de telecomunicação, além do pagamento de multa de R$ 500,00 por infração.
Sabe-se que além de praticado por adultos irresponsáveis e, com o perdão da palavra, idiotas, os trotes também são feitos por crianças. Algumas com idade suficiente para entender os riscos, outras cuja travessura passa dos limites. Em todo o caso, depois do exame na CCT, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa, que dispensa a votação em Plenário, necessária apenas se for apresentado recurso com esse objetivo. Caso passe a valer, é importante os pais estarem atentos, pois podem responder pelos atos dos filhos.
Crescemos escutando tantos conselhos de nossos pais como “não use drogas”, “não fale com estranhos”, “não brigue na escola”… Infinidades de alertas. Nesse mesmo contexto, é importante não esquecer também de ensinar cidadania, ensinar os nossos deveres perante o mundo. Para isso, nada melhor que o diálogo. A conversa em casa rende frutos positivos, em todos os aspectos da vida. É importante que as crianças cresçam conscientes, para serem bons adolescentes e adultos admiráveis. Adicione aos seus ensinamentos diários os perigos do trote, é um bom começo para acabarmos em um futuro próximo com essa prática tão perigosa.
Segundo os autores do projeto, a estimativa é de que os trotes hoje representem de 20% a 70% do total de chamadas recebidas, a depender do serviço. Essas ligações podem gerar danos da ordem de R$ 1 bilhão por ano ao país, além de provocar graves transtornos. Em Cuiabá, uma equipe do Corpo de Bombeiros sofreu um acidente este ano, quando se deslocava para atender uma ocorrência de incêndio. Tratava-se de um trote, e o pior poderia ter acontecido com aqueles profissionais.
Com diálogo, educação, com o compromisso dos pais e com o reforço nas escolas, é possível conscientizar nossas crianças, para uma geração de adultos melhores. Quanto ao “adultos” que insistem em passar trote, toda penalidade é pouca.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img