19.3 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

O endividamento dos idosos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Após uma vida inteira de trabalho, os idosos brasileiros sofrem com diversas situações que vão desde o constrangimento em filas de repartições públicas, passando pelo abandono, chegando até a violência física. Nos últimos anos, mais uma situação tem ganhado grande força: o endividamento, muitas vezes provocado pelos próprios familiares.
Na edição de ontem (19) do A TRIBUNA, uma reportagem mostrou a preocupação do Procon local, com o fato de vários casos deste tipo estarem sendo registrados na cidade. O alerta é importante porque a negociação, neste tipo de caso, quase sempre não é possível, porque os empréstimos são contraídos de forma consignada.
O valor das prestações é descontado da aposentadoria ou da pensão paga pelo INSS, e a renda do aposentado acaba comprometida. Como a participação do idoso brasileiro na renda familiar se revela cada vez mais expressiva, um novo fenômeno econômico e social começa a ser desenhado no Brasil. São os familiares que, aproveitando o crédito fácil por meio do empréstimo consignado, pedem ou obrigam que o idoso contraia o empréstimo.
Muitas vezes isso acontece já sem a intenção de pagar, fazendo com que o dinheiro emprestado fique com o familiar, e a dívida fique para o idoso pagar. É uma situação que expõe não só a irresponsabilidade, como a falta de respeito e de amor por quem dedicou a vida para criar e cuidar de filhos e netos.
Não se faz mais velhinhos como antigamente. Aquele vovô que ficava em casa esperando a próxima novela, guardava dinheiro debaixo do colchão e só saía para ir ao médico está fora de cena. A terceira idade se libertou faz tempo: quer mais é viajar, trocar de carro, casar de novo e encher de mimos filhos e netos. E é isso que tem que ser feito, e é isso que os familiares que têm amor pelos seus idosos têm que apoiar e ajudar.
Só que os bancos perceberam que os idosos estão ativos, e começaram a facilitar empréstimos e assediar aposentados. Por isso, façamos a nossa parte, converse, explique os riscos, não deixe que o seus avós ou seus pais sejam enganados por falas doces de instituições financeiras. E acima de tudo, não seja a pessoa que usa um aposentado para contrair um empréstimo e deixá-lo em situação difícil. O mundo já é difícil para eles, para nós, tenhamos um pouco de amor.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Sem prefeito”: PT pode lançar apenas chapa de vereador

A Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB, poderá lançar apenas chapa de vereadores na eleição...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img