23.2 C
Rondonópolis
, 24 maio 2024
 
 

Causa a ser abraçada

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O município de Rondonópolis tem a logística de transportes como um dos seus principais diferenciais. Seja por estar em um importante entroncamento rodoviário, seja por sediar grandes transportadoras de cargas ou por ter o maior terminal ferroviário do Brasil, o município tem incrementado sua economia e gerado empregos graças a isso.
Visualizando essa realidade, Rondonópolis poderia aumentar dividendos se tivesse incentivos para fomentar a circulação de mercadorias com o mundo. O município tem as condições ideais para sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que oferece suspensão de impostos, procedimentos administrativos simplificados e liberdade cambial.
Pena que, assim como mostrado em reportagem ontem pelo Jornal A TRIBUNA, o projeto que propõe a criação da ZPE de Rondonópolis está esquecido nos últimos anos. A ideia levantada pelo então senador Jayme Campos teve avanços em Brasília, mas não teve prosseguimento. Os senadores do Estado que o sucederam não deram continuidade na luta.
Infelizmente, a bandeira encampada por algum parlamentar não é abraçada por outros, com o receio de que os méritos possam ir para o autor. Independente de vaidades, a ZPE de Rondonópolis é uma proposta viável e deve ser olhada com atenção por nossos representantes em Brasília. O momento é de unir forçar e não deixar a oportunidade passar.
Temos de considerar que a instalação de uma ZPE vai fortalecer bastante a economia de Rondonópolis, sendo um grande atrativo para instalação de empresas. Não podemos esquecer que o nosso município é referência em comércio internacional em Mato Grosso, com grande volume de exportação e importação, o que se fortaleceria com essa área de livre comércio com o exterior.
Precisamos tirar maior proveito da nossa logística de transporte e da nossa forte pauta de exportação/importação. E a ZPE seria o caminho para isso! No entanto, essa causa precisa ser abraçada pelas entidades, clubes de serviços, segmentos empresariais e, sobretudo, por nossos parlamentares federais.
A cidade mato-grossense de Cáceres já tem sua ZPE criada no papel, faltando a dotação da estrutura física. Agora, caso Rondonópolis durma no ponto, corremos o risco de vermos outro município do estado, como Sorriso, conquistar a ZPE antes da gente. Taí mais uma causa a ser abraçada em âmbito local…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rondonópolis: Junho tem previsão de temperaturas acima da média

O mês de maio deve se despedir com clima mais ameno em Rondonópolis e junho deve ser marcado com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img