31.3 C
Rondonópolis
, 1 junho 2024
 
 

EDITORIAL: Demanda reprimida…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação/Arquivo)

Como mostrou reportagem do A TRIBUNA, o Aeroporto Maestro Marinho Franco de Rondonópolis foi o que registrou o maior aumento proporcional de movimento de passageiros em embarques e desembarques em 2023 com relação a 2022 entre os aeroportos de Mato Grosso.

O crescimento de 22%, mesmo sendo significativo, entretanto ainda mostra que a quantidade total de passageiros em Rondonópolis, pouco mais de 51 mil ao ano, é bem inferior daquela de outros aeroportos como o de Sinop, sendo que se iguala ao de Alta Floresta.

A verdade é que mesmo com o crescimento, surpreendente até, quando se leva em conta que apenas uma empresa aérea opera hoje na cidade e com apenas um voo para Campinas, em São Paulo, o aeroporto de Rondonópolis está muito aquém do porte da cidade.

E, com a oferta escassa de voos, o que se vê é que a população local opta, cada vez mais, em se deslocar por rodovia até Cuiabá para suas viagens aéreas.

Ao mesmo tempo, esse crescimento demonstra que Rondonópolis poderia ter mais ofertas de voos. Outras empresas poderiam passar a operar no aeroporto local. E isso seria importante. Pois, com mais ofertas de voos, seria natural o aumento do movimento.

Mas, para isso, é preciso que haja maior empenho, não só da concessionária atualmente responsável por gerir o “Marinho Franco”, como da sociedade organizada local e de autoridades para buscar atrair outras empresas para operar na cidade, ofertando novas possibilidades de voos.

Também é importante ressaltar aqui, que o aeroporto passou por reforma recente e conta hoje com um terminal mais moderno e equipado para receber passageiros. A expectativa é que essas melhorias possam contribuir para atrair novas empresas e mais voos.

Contudo, não se pode deixar de ponderar que a proximidade de Rondonópolis com a Capital, que conta com um aeroporto internacional, com inúmeras possibilidades de voos e com preços mais atrativos, continua sendo um empecilho para a atração de mais empresas e oferta de novos voos para atender a região.

A realidade é que a atual condição, com uma única empresa operando, com um único voo ofertado, não atende a demanda regional.

Ainda há muito espaço para crescer e o que se espera é que isso possa ocorrer, até porque, Rondonópolis é uma das cidades mais importantes de Mato Grosso e do Centro-Oeste, com uma economia em crescimento constante e que deveria contar com uma estrutura aeroviária maior e mais fortalecida para suprir uma demanda que hoje é reprimida.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleição 2024: Rondonópolis deve ter mais de 175 mil eleitores aptos ao voto

O número de eleitores aptos ao voto em Rondonópolis, na eleição deste ano, ainda não foi divulgado oficialmente pelo...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img