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Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Alternativas

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As ciclovias vêm se tornando na atualidade uma interessante alternativa nos grandes centros urbanos. Isso porque as grandes cidades já não suportam o modo de vida baseado com transporte individual, que tem travado e inviabilizado o trânsito dessas localidades. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem apostado na abertura de espaços voltados aos ciclistas, com a meta de abrir 400 quilômetros de ciclovias.
A pretensão da cidade paulista é ousada, mas, aos poucos, vem despertando a atenção de muitas pessoas para uma interessante discussão acerca do transporte e trânsito que temos hoje à nossa disposição. Afinal, os benefícios do uso de bicicleta como meio de transportes são muitos, como menos poluição ambiental, vias públicas menos congestionadas, economia de recursos, entre outras. Sem falar que andar de bicicleta faz bem à saúde.
Em Rondonópolis, um grupo de praticantes de ciclismo tem reivindicado do poder público municipal mais atenção para as ciclovias. Para isso, enumeram vários locais que poderiam receber projetos de ciclovia em Rondonópolis e citam a necessidade da recuperação e sinalização da ciclovia da Avenida Bandeirantes, a primeira construída na cidade.
Em uma iniciativa louvável, a Prefeitura de Rondonópolis criou recentemente uma ciclofaixa na Avenida Presidente Médici. Não deixa de ser mais um passo para propiciar mais opções aos rondonopolitanos. Contudo, conforme relatado nesta semana pelo Jornal A TRIBUNA, a ciclofaixa da Médici ainda vem sendo pouco usada pela população, seja para transportes, esportes e lazer.
A expectativa dos praticantes de ciclismo é que, com o tempo, as pessoas passem a fazer uso da ciclofaixa, especialmente para esporte e lazer. Agora temos de reivindicar que a Polícia Militar garanta mais segurança aos frequentadores do espaço, principalmente à noite, uma vez que a via fica tomada de pessoas que atuam na prostituição.
Seria interessante que a Prefeitura divulgasse mais a ciclofaixa, ou mesmo, criasse projetos de esporte e lazer que pudessem incentivar o seu uso nos fins de semana. Outra interessante sugestão é de instalação de uma faixa para ciclistas na lateral da antiga MT-270 (Avenida dos Estudantes), o que promoveria ainda mais o esporte na nossa cidade.
Apesar de necessitar de uma maior conscientização por parte da população, Rondonópolis não pode negligenciar a discussão sobre a expansão das ciclovias, considerando ainda que precisamos pensar em um projeto de cidade para o futuro, não ficar apenas olhando na realidade atual…

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