28.2 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Reforço contra a dependência

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Não é novidade a carência de estrutura para o tratamento da dependência química em Rondonópolis e região. Todas as comunidades terapêuticas voltadas para o acolhimento de dependentes químicos na região são iniciativas de entidades e instituições filantrópicas ou religiosas. Além disso, grande parte das unidades existentes é voltada para o atendimento do público masculino.
É por isso que será de grande valia a construção em Rondonópolis da 1ª unidade em Mato Grosso de um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD 3)/24 horas e uma unidade de acolhimento, orçado em R$ 1,5 milhão, cuja as obras devem iniciar brevemente. Trata-se da 1ª unidade pública de internação para dependentes químicos na nossa região.
Diante da ausência de uma referência pública no tratamento da dependência química, o Caps AD 3/24 horas será de vital importância no contexto social e de saúde de Rondonópolis, possibilitando a internação por até 14 dias ou por até seis meses, no caso da unidade de acolhimento. Outra novidade interessante que a unidade trará é que também atenderá o público feminino, carente em iniciativas nessa área.
Agora é esperar que a construção do Caps AD 3/24 horas não seja mais uma das inúmeras obras públicas morosas ou com problemas de paralisações. A comunidade de Rondonópolis não só anseia, mas precisa desse serviço ofertado de forma 100% pública. Inclusive, é bom a Prefeitura pensar na possibilidade futura de ampliação do número de vagas disponíveis na unidade de acolhimento.
A dependência química também é um problema de saúde pública e, consequentemente, é uma responsabilidade do poder público, que, até agora, tem sido omisso na oferta de tratamento hospitalar para os dependentes químicos em todo o Brasil. Felizmente, as mais diversas instituições, principalmente religiosas, têm feito sua parte nessa área, contribuindo para amenizar a situação, ajudando aqueles que não têm condições de bancar um tratamento em clínica particular.
Tomara que esse novo serviço público possa contar com toda estrutura física e profissional necessária e venha fazer a diferença em nosso município.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img