22.7 C
Rondonópolis
 
 

Médico cubano volta para casa após se curar de ebola – 09h19′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O médico cubano Félix Báez Sarría, que contraiu ebola em Serra Leoa e foi tratado no Hospital Universitário de Genebra (HUG), venceu a doença e viajou neste sábado (6) para Cuba, informou a instituição de saúde em um comunicado.

“A melhora, que foi confirmada por testes de laboratório altamente especializados, permitiu que o paciente deixasse o país e viajasse sem medo de um contágio”, indicaram as autoridades de saúde.

Os últimos testes realizados esta semana confirmaram que o paciente foi curado da doença e poderia deixar o hospital, informou o centro médico e o gabinete federal de Saúde Pública, em um comunicado.

O médico cubano, que estava internado desde 21 de novembro, expressou sua gratidão aos funcionários do hospital.

O paciente recebeu um tratamento experimental a base de ZMab, semelhante à primeira geração de ZMapp, e de Favipiravir, um tratamento japonês normalmente utilizado contra a gripe.

No início do tratamento, Báez sofreu diarreia grave, por isso precisou ser hidratado com doses de até 12 litros de líquido.

“Em nenhum momento a população de Genebra foi exposta a qualquer risco de propagação da doença”, garantiu o Dr. Jacques-André Romand, a autoridade de saúde local.

Félix Báez Sarría é um dos 165 médicos cubanos destacados em Serra Leoa, um dos três países mais afetados pela epidemia de ebola, que já causou 6.113 mortes de 17.256 casos detectados, de acordo com o último relatório divulgado na quinta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img