22.5 C
Rondonópolis
 
 

18 de dezembro: Governo institui data em comemoração ao Dia da Politec

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O Dia da Politec coincide com a data em que o órgão foi desvinculado da Polícia Judiciária Civil – (Foto – Assessoria/Politec)

 

O Governo do Estado instituiu lei em comemoração ao Dia da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec-MT), a ser celebrado anualmente no dia 18 de dezembro. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20.10).

De autoria dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Janaína Riva, a Lei nº 11.236 irá integrar a data comemorativa no calendário oficial de datas e eventos do Estado.

O Dia da Politec coincide com a data em que o órgão foi desvinculado da Polícia Judiciária Civil, a partir da publicação da Lei Complementar nº 05/1990.

A legislação em questão foi responsável pela estruturação da então Coordenadoria de Perícias e Identificações, estabelecendo normas gerais de organização.

Desde então, a instituição passou a ser subordinada direta da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A alusão à data tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do órgão para a coletividade.

E para o processo de investigação criminal, seja na resolução de crimes das mais variadas naturezas, seja com a promoção da cidadania, por meio da emissão de carteira de identidade, entre outras atividades.

Entre as competências do órgão, que comemora 30 anos no próximo dia 18 de dezembro, está a realização de perícia oficial de natureza criminal e identificação Técnica, por meio do conhecimento científico, contribuindo para a cidadania, justiça e os direitos humanos no âmbito do Estado de Mato Grosso.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img