35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

O Arareau é Nosso!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Apesar da pequena extensão e de estar enquadrado como um ribeirão, o Arareau faz parte da história de Rondonópolis. Primeiro, por cortar todo o perímetro urbano do município. Segundo, devido ao valor sentimental, sendo no passado uma das principais áreas de lazer da população local. Terceiro, devido a sua importância como um dos afluentes do Rio Vermelho, o nosso principal curso de água.
No entanto, com o crescimento da cidade, o Arareau sofreu com a poluição, inclusive recebendo rede de esgoto, o desmatamento da mata ciliar e o assoreamento. Na década de 90, o Arareau caminhava para ser nosso “Tietê”. Felizmente, desde o começo dos anos 2000, houve uma preocupação com o plantio de árvores e a retirada de moradias e construções irregulares das suas margens. Diante disso, é com satisfação que vemos que grande parte da mata ciliar do Arareau, no perímetro urbano, conseguiu recompor-se. Através de um trabalho de fiscalização dos órgãos ambientais, o Arareau também deixou de receber grande parte do esgoto in natura.
Mesmo assim, os problemas e ataques ao Arareau não acabaram! Um dos graves problemas enfrentados pelo Arareau é a poluição, com objetos de todos os tipos jogados por moradores e pelo lixo jogado nas ruas que vão parar no seu leito, com a água das chuvas. É por isso que é muito bem-vindo o projeto a ser realizado no Arareau, com um mutirão objetivando sua limpeza, no primeiro semestre de 2015, uma vez que o evento foi adiado (veja notícia nesta edição). Será o projeto “O Rio é Nosso!”, realizado pelo Ministério Público do Estado, Juizado Volante Ambiental (Juvam), em parceria com a Prefeitura, empresas privadas, clubes de serviços e entidades de classe.
Iniciativas como essas são de suma necessidade, pois, além de promover a limpeza dos cursos de água, promovem a conscientização de moradores e estudantes. Os rios são de toda a coletividade e, por isso, precisam do cuidado de todos. Ademais, não podemos esquecer que dependemos dos nossos rios para a garantia do abastecimento das nossas futuras gerações! Temos de cuidar enquanto ainda há tempo!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img