12.8 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

Oportunidade para o reeducando

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Uma das grandes dificuldades para quem está cumprindo pena no sistema prisional brasileiro é a devida ressocialização, com a integração ao mercado de trabalho. O preconceito por parte da sociedade ainda é grande e, com isso, pouquíssimas portas são abertas para essas pessoas.
Uma das dificuldades é, justamente, porque o sistema prisional no Brasil não permite uma transformação dos reeducandos. Trata-se de um amontoado de presos e que ficam ociosos em grande parte do tempo, muitas vezes controlando o crime a partir de dentro das unidades prisionais. E já diz um velho ditado que “mente ociosa é oficina do capeta”.
As iniciativas de trabalho e educação dentro dos presídios ainda são restritas a uma pequena parcela dos reeducandos, não sendo obrigatório a todos. Em meio a essa realidade, um bom exemplo é a parceria entre a Odebrecht e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), possibilitando o trabalho de reeducandos da Mata Grande nas obras de duplicação da BR-163.
No começo eram 17 reeducandos contratados e hoje, com o sucesso da iniciativa, já são 60 reeducandos trabalhando na BR-163. Vale enfatizar que esses trabalhadores precisam atender alguns pré-requisitos como cumprimento de um sexto da pena, bom comportamento e experiência em outros trabalhos dentro da penitenciária ou em parceria com outras empresas.
Iniciativas como essa, além da influência sobre os reeducandos diretamente envolvidos, são importantes para despertar outras empresas a fazerem o mesmo, abrindo portas e concedendo oportunidades para que essas pessoas possam ter uma nova chance na vida. Como eles terão a possibilidade de mudança, se a sociedade não concede as devidas oportunidades?
Nesse sentido, é fundamental que o Estado esteja mais presente concedendo históricos demonstrando que os recuperandos pagaram suas dívidas perante a Justiça, apresentaram bom comportamento no cumprimento da pena e que merecem uma nova chance. As barreiras nessa área têm que ser quebradas e, para isso, a receptividade da sociedade também precisa melhorar!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corpus Christi: Comércio pode abrir neste feriado em Rondonópolis

O comércio varejista de Rondonópolis pode abrir as portas nesta quinta-feira (30), Feriado de Corpus Christi. A abertura é...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img