24.5 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Empurrando com a barriga

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Prefeitura de Rondonópolis é a maior empregadora do município na atualidade, com mais de 5.000 servidores. A máquina “inchada” vem sendo um dos principais questionamentos na gestão municipal nos últimos anos, principalmente em função da patente demonstração de atender interesses eleitoreiros de campanha, uma vez da existência de expressivo número de contratados e comissionados.

Nessa realidade, a realização de um amplo e grande concurso público tem sido uma cobrança constante. Mesmo assim, vemos uma constante resistência das administrações em realizá-lo. A atual administração, por exemplo, tem se posicionado a favor de um concurso público para atender a demanda existente. O problema tem sido a demora para concretização desse processo.

Para se ter uma ideia, os novos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs) dos servidores públicos municipais deveriam ter sido entregues em setembro de 2013, mas somente o foram neste início de ano. Os PCCSs ainda estão em análise, para posterior votação da Câmara Municipal. Dessa forma, não há como prever uma data para a realização do concurso público na cidade. Isso sem levar em conta o surgimento de imprevistos no processo.

A realidade é que a Prefeitura de Rondonópolis se tornou um grande meio para alojar um expressivo número de pessoas que atuam nas campanhas eleitorais. Tanto é que em cada gestão diferente a quantidade de servidores que sai e entra, atendendo os interesses de campanha, persiste de forma continuada. O concurso público seria uma forma de promover a moralização do uso da máquina pública.

O próprio Ministério Público do Estado (MPE), como noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, pediu pela terceira vez à Justiça a determinação do cumprimento da sentença que estabeleceu que seja realizado concurso público no Município. A ação do Ministério Público vem desde 2011, com decisão judicial em outubro de 2013. Mesmo assim, a Prefeitura insiste em ignorar a decisão judicial.

É uma situação lamentável e esperamos que um concurso público amplo, atendendo as necessidades do poder público municipal, com seriedade e transparência, seja realizado por uma instituição gabaritada e confiável o mais breve possível.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Paranatinga: Ação do MPMT requer correção de problemas estruturais na MT 130

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Paranatinga, ingressou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img