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Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

Resta-nos radicalizar o movimento?

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Ao longo das últimas décadas, nos deparamos com os frequentes casos de acidentes e mortes na BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá. São cerca de 12 mil veículos em trânsito por dia nessa rodovia, sendo a maioria carretas carregando grãos. Todo esse tráfego se espreme e disputa espaço em uma estrada em pista simples, com trechos de até três rodovias sobrepostas (364, 163 e 070). Todo mundo está cansado de saber essa realidade e, principalmente, de sofrer as consequências da ausência de duplicação no trecho.
Infelizmente, ainda temos a falta de unidade da nossa bancada federal no Congresso em torno da luta pela duplicação da BR-364 nesse trecho crítico em Mato Grosso. O resultado disso é que ainda temos ações isoladas de parlamentares tentando, sem êxito, concretizar essa obra de fundamental importância para a produção agrícola do Brasil e a população mato-grossense. Em audiência esta semana com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, tivemos a grata presença de mais deputados federais defendendo a causa, totalizando cinco parlamentares.
Esse interesse maciço da nossa classe política devia ter ocorrido há mais tempo, todos somando forças pela duplicação da BR-364. Não se trata de defender a bandeira ou causa de parlamentar “A” ou “B”, mas da sociedade mato-grossense. Nisso é fundamental que a necessidade da duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá, passe a ganhar corpo e difusão em todo Mato Grosso. Vale observar que grande parte da soja e do milho do médio-norte, norte e oeste do Estado passa por esse trecho. Nisso, a imprensa de Cuiabá precisa estar difundindo mais essa causa, assim como as entidades institucionais do agronegócio. É preciso que a duplicação realmente seja uma luta de Cuiabá, por que não dizer de Mato Grosso. Felizmente, em Rondonópolis, membros da sociedade civil se uniram e formaram o Comitê Pró-Rodovias, que tem prestado uma grande contribuição à sociedade mato-grossense. Se o Comitê estivesse em atuação há mais tempo, certamente a situação estaria mais adiantada.
Infelizmente, após mais uma promessa do ministro dos Transportes, o lançamento da licitação das obras de duplicação da BR-364 para este mês de julho não foi cumprida, conforme divulgado ontem pelo Jornal A TRIBUNA. Novas garantias foram dadas pelo ministro, entre elas de lançar os editais dessa licitação até setembro de 2012 e de colocar a duplicação da BR-364 como prioridade no Brasil. Trata-se da quarta promessa em um ano feita pelo ministro. Resta-nos a indignação, o descontentamento e, principalmente, a articulação de novas estratégias para essa luta, entre elas a interdição por tempo indeterminado da BR-364. Lamentavelmente, depois de tudo, a radicalização dos protestos começa a entrar em cena. Afinal, a luta pela duplicação da BR-364 não pode ser desmobilizada ou encerrada…

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