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Rondonópolis
, 23 maio 2024
 
 

Um sufoco na entrada de MT

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Quem adentra em Mato Grosso tem, logo na divisa do estado com Goiás, um péssimo cartão de visitas. Os motoristas têm se deparado com enormes filas na BR-364, em Alto Araguaia, obstruindo e prejudicando o tráfego dos veículos de passeio e outros de cargas, que seguem pela rodovia. A dor de cabeça aos usuários da rodovia é inevitável, atrasando em média uma hora o percurso entre as cidades de Alto Araguaia e Rondonópolis.
O transtorno vem sendo causado, conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, devido à falta de capacidade do terminal da ferrovia da América Latina Logística (ALL), em Alto Araguaia, sem as devidas condições estruturais para atender a grande demanda neste período de colheita. Com a demora no descarregamento e os pátios dos terminais lotados, os motoristas começam a estacionar na estrada para aguardar a sua vez de descarregar, estrangulando o fluxo regular do trânsito local.
A falta de infraestrutura desses terminais é um problema antigo, no qual há muitos anos motoristas vêm denunciando que são obrigados a aguardar o descarregamento em pátio sem pavimentação asfáltica, com poeira na época da seca e atoleiros na estação chuvosa, além da ausência de banheiros em quantidade suficiente e acesso à água potável. É inaceitável que, passado tanto tempo, os problemas persistam sem soluções definitivas por parte da concessionária.
Aproveitando essa situação de caos em Alto Araguaia, é fundamental que as medidas preventivas sejam tomadas para que essa mesma situação não se repita em Rondonópolis em breve. Por um lado, a construção do complexo ferroviário em Rondonópolis tende a amenizar o caos em Alto Araguaia, mas pode complicar a vida dos usuários no nosso município. Para evitar isso, é essencial que o complexo local seja realmente dotado de toda estrutura e, além de tudo, providenciar a duplicação da BR-163 entre o “trevão” e o futuro terminal.
O município de Rondonópolis, através da sua população, deve cobrar da ALL que o seu terminal ferroviário tenha grande capacidade estrutural de atendimento, sob pena de sofrer com os problemas vividos hoje em Alto Araguaia e, também, em Alto Taquari. A cobrança pela duplicação da BR-163 até o futuro terminal local também tem de ser assumida pela comunidade. O alerta está dado!

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