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Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Por um sistema melhor

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O sistema de transporte público de Rondonópolis infelizmente não acompanhou o crescimento da cidade em diversos fatores, prova disso é a reportagem publicada na edição de ontem do A TRIBUNA que mostra de forma clara um verdadeiro paradigma que a cidade vive, onde a empresa detentora dos direitos de explorar o sistema de ônibus urbano cobra do poder público um aumento da tarifa e ao mesmo tempo o usuário sofre com uma série de falhas, muitas delas do próprio poder público, que não garante o mínimo para quem pega ônibus todos os dias que são os abrigos que garantam um pouco de conforto, pois ainda há na cidade muitos abrigos sem uma cobertura, por exemplo, ou sem banco para sentar.
A questão do abrigo, no entanto, é apenas um dos problemas, pois ainda há casos de atrasos de ônibus e também a falta de uma melhor integração do sistema, onde o usuário perde muito tempo para ir de um lado a outro da cidade.
É fato que o transporte coletivo perdeu muito espaço, pois os usuários, nestas últimas décadas, devido à uma série de fatores, como o caso da concorrência com o serviço de mototaxi, que devido ao fato de ser mais ágil tirou muitos passageiros dos ônibus coletivos.
Fora isso, a melhora da condição social do povo brasileiro, principalmente, fez com que muitas pessoas que utilizavam o transporte coletivo passassem a ter condições de comprar um carro ou uma moto, para se locomover e deixar de andar de ônibus.
Mas é preciso lembrar que no caso do mototaxi, as pessoas migraram para esse sistema alternativo pelo simples fato de que o ônibus coletivo local apresenta falhas e desta forma o usuário prefere correr o risco de andar em uma moto do que em ônibus.
Se os coletivos locais e o sistema de transporte público fossem realmente de “primeiro mundo”, ninguém em sã consciência deixaria de andar de ônibus para utilizar o mototaxi. Foi utilizando essas falhas que o mototaxi se consolidou em Rondonópolis e ganhou usuários.
Talvez a solução fosse acabar com o monopólio do ônibus coletivo local e abrir o sistema para mais de uma empresa atuar, o que poderia contribuir para a melhora do sistema e de quebra o usuário passaria a ter um serviço de melhor qualidade, pois a concorrência obrigaria a todos a melhorar, inclusive o mototaxi.

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