34 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Os cidadãos com as rédeas nas mãos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Interessante o mecanismo de monitoramento dos recursos públicos que os cidadãos de Rondonópolis passaram a ter com a implantação do Observatório Social, uma organização sem fins lucrativos e com o intuito de assessorar de forma externa os gestores públicos. É uma ferramenta que traz transparência no uso do dinheiro público a favor da sociedade e que precisa ser mais apoiada na esfera local.
Para isso, é preciso que os cidadãos, principalmente os empresários, tenham consciência da existência do Observatório Social e como ele pode ser importante para o bem-estar social. É crucial que todos entendam que se trata de uma ferramenta técnica, sem cunho institucional, e que tende a proporcionar expressiva redução no valor das compras públicas e, consequentemente, mais sobra de recursos para investimento em prol das necessidades existentes.
Na semana passada, o Jornal A TRIBUNA pôde, mais uma vez, cumprir o seu papel de cidadania e divulgar um pouco mais sobre o funcionamento do Observatório Social em Rondonópolis. Aliás, ficou patente a necessidade de um maior envolvimento da comunidade local em manter essa estrutura, procurar entender seu funcionamento e fazer com que os seus resultados apareçam. Nisso, a população de Rondonópolis tem que ter uma cultura menos egoísta e mais focada na defesa dos interesses coletivos.
Até o próprio poder público tem que entender o papel do Observatório Social para auxiliar na gestão pública, vendo-o como instrumento de assessoramento e não como membro da oposição e punitivo. A partir do momento que todos entenderem os resultados que podem ser alcançados com esse mecanismo de controle social, a gestão pública local realmente tende a ser mais participativa, transparente e mais efetiva. A própria presidente do Observatório Social de Rondonópolis, Nezir de Freitas, tem feito um exaustivo trabalho para mostrar da necessidade do envolvimento social em prol dessa causa.
Esperamos que Rondonópolis realmente possa ter o Observatório Social como instrumento efetivo de vigilância social e gerador de importantes resultados à lisura pública. Temos, como cidadãos, que tomar o controle da gestão que nos cabe!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img