29.4 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Romper o silêncio e denunciar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Começa hoje em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e Rondonópolis também vai participar dessa campanha assinando hoje um pacto de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Apesar de todos os esforços envolvendo a sociedade organizada, Organizações Não Governamentais (ONGs), segmentos da Segurança Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, pastorais da Igreja Católica e Conselhos Tutelares, entre outros, nada vai produzir resultados se não houver o rompimento do silêncio e a denúncia.
Todo esse esforço é válido, e quando existe união de propósitos e objetivos a busca por uma solução é mais proveitosa. Mas nenhum esforço será frutífero se não houver a conscientização da gravidade da situação no seio das famílias e que ocorra o rompimento do silêncio, para que haja a denúncia e a punição aos transgressores. Sim, porque infelizmente a maioria esmagadora de casos envolvendo a violência sexual contra crianças e adolescentes acontece no seio familiar e, via de regra, com a participação de um parente ou familiar direto, como um irmão, um tio, padrinho, avô, amigos ou vizinhos. E se não houver o rompimento desse silêncio que se cria em volta de cada caso de violência, seja física, moral ou sexual, todos os esforços terão sido em vão.
Por isso é muito importante o engajamento de cada pai de família, de cada cidadão, que preza os valores morais, familiares e sociais, para que provenha e defenda sua família dessa chaga que destrói a vida dos jovens e deixa marcas irreparáveis, tornando-os em adultos inseguros e problemáticos. Por isso, a conscientização das famílias é necessária sob todos os aspectos. Os pais têm que ficar mais atentos ao que ocorre com seus filhos e filhas no dia a dia, e ao menor sinal ou evidência estranha de abuso ou violência sexual contra uma criança ou adolescente, denunciar aos segmentos competentes: polícia, conselho tutelar, etc.
Desde o início do mês, o MPE vem desenvolvendo atividades relacionadas ao tema, mas o dia de hoje em Rondonópolis vai ser marcado por diversas ações conjuntas, efetuadas por entidades públicas e privadas, como a distribuição de panfletos educativos/orientativos, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema e pedir o engajamento de cada um nessa luta que é de todos. Afinal de contas, são os filhos(as) que estão sendo vítimas dessa ação covarde, praticada na maioria das vezes dentro dos próprios lares.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Atletas de MT conquistam título de vice-campeão em Mundial de Futsal na China

A equipe de futsal de Mato Grosso conquistou o título de vice-campeã no Mundial Universitário, em Shanghai, na China....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img