35 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Barreto apresenta lei de incentivo à piscicultura

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Barreto, em visita à redação do A TRIBUNA, destacou a importância da piscicultura em Mato Grosso
Barreto, em visita à redação do A TRIBUNA, destacou a importância da piscicultura em Mato Grosso

O deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso projeto de lei que propõe dar nova redação aos incisos I e II do artigo 3º da Lei 8.464, de 04 de abril de 2006, que dispõe, define e disciplina a piscicultura no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. A proposição vem atender a uma reivindicação da Cooperativa dos Produtores Rurais e Aquicultores do Sul de Mato Grosso (Agropeixe), vindo a beneficiar piscicultores de todo o Estado.
Conforme exposto pelo deputado, a lei em questão promove, através de legislação concisa, porém abrangente, a atividade da piscicultura em Mato Grosso, que apresenta um grande potencial e notadamente um relevante caráter social, principalmente, quando é fator de consolidação da atividade inerente à agricultura familiar. Com a nova proposição, os incisos I e II do artigo 3º da Lei 8.464, de 04 de abril de 2006, passam a denominar de micro: aquele produtor que possui lâmina d’água com até dois hectares; e pequeno: maior que dois hectares até cinco hectares de lâmina d’água.
No projeto em apreciação, de número 154/2010, J. Barreto externa que entende que a definição constante nos incisos em vigor não corresponde à realidade da atividade em Mato Grosso, sendo necessária a devida correção, ampliando a definição de micro produtor (a legislação em vigor define aquele com um hectare de lâmina d’água), assim como também a redefinição de pequeno produtor. Com a aprovação desse projeto de lei, Barreto analisa que ampliará consideravelmente o número de produtores que, assim, poderão receber incentivos e consolidar a atividade de um grande percentual de famílias que vivem da agricultura familiar em Mato Grosso.
Barreto destacou à reportagem a importância da piscicultura em Mato Grosso, atividade rentável que está em franco crescimento e tem mercado consolidado. Ele informou ainda que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa, que fomenta a piscicultura, foi aprovado em primeira votação na Casa, faltando ser aprovado em segunda votação e, depois, passar pelo Plenário. Por fim, dependerá também da sanção do governador, com a devida publicação, para entrar em vigor.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Com certeza a classe piscicultora matogrossense só tem a ganhar com as mudanças apresentadas pelo nobre Deputado Hermínio J Barreto, em prol daqueles que escolheram o peixe para terem uma vida mais digna no desenvolvimento de tão importante ramo de atividade profissional. Parabéns pela iniciativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

‘Palco da Ciência’: projeto da Seciteci estará em Rondonópolis a partir desta segunda-feira

A partir de amanhã,  segunda-feira (17), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) inicia a 1ª...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img