32.8 C
Rondonópolis
 
 

Antecipar aos problemas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O primeiro semestre do ano passado no hemisfério Norte do Planeta foi marcado por uma epidemia de gripe suína, que começou pelo México, foi para os Estados Unidos e em pouco tempo já estava alastrada pela Europa e conseqüentemente pelo Mundo.
No Brasil, a gripe suína somente foi aparecer com força no segundo semestre do ano, ou seja, após seis meses dos primeiros registros da doença, quando a temperatura em algumas regiões do país fica mais amena e propícia para a proliferação do vírus. O problema é que mesmo sabendo da situação no hemisfério norte com seis meses de antecedência, as autoridades brasileiras demoraram a se manifestar sobre o assunto e o resultado foi um grande número casos registrados no país e com mortes em diversas regiões. Ao que tudo indica, a gripe suína demorou a ser combatida no país. Vale lembrar que até mesmo aqui no cerrado mato-grossense a gripe suína esteve presente e registramos em Rondonópolis também morte em conseqüência da doença. Quem acompanhou de perto a situação percebeu como foram complicadas as ações por aqui.
Para este ano, parece que o Governo Federal começou a se movimentar. Esta semana foi anunciada que haverá vacinas para o combate da gripe suína. Por outro lado, vale dizer, que as vacinas que vão chegar ao país, não são fabricadas no Brasil, são importadas da França e da Inglaterra e serão a principio mais de 80 milhões de doses. O Brasil, no entanto, somente terá capacidade de produzir localmente a vacina contra a gripe suína a partir de 2011.
O fato do Governo Federal estar se mobilizando não deixa claro como será o posicionamento dos estados e dos municípios com relação ao problema, que fatalmente estará de volta a partir do começo do segundo semestre deste ano, pois os primeiros casos já começaram a ter registro na Europa e nos Estados Unidos. Tanto é verdade que a ministra Dilma Rousseff, voltou da Europa recentemente com suspeita da doença.
A questão é que os estados e municípios devem estar em sintonia com o governo federal, pois em caso contrário, pouco vai adiantar ter a vacina à disposição e ela não chegar de maneira rápida e precisa a quem mais precisa.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img