32.8 C
Rondonópolis
 
 

Autor de indicação: Vereador Dr. José Felipe Horta cobra celeridade na instalação das câmeras do Vigia Mais MT

Município de Rondonópolis fez adesão e recebeu 690 equipamentos ainda em julho de 2023, mas nenhum foi instalado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Em novembro do ano passado, o vereador Dr. José Felipe Horta foi uma das lideranças presentes em uma audiência pública que discutiu a segurança em Rondonópolis (Foto – Divulgação)

Autor de uma indicação feita ao Poder Executivo há quase um ano, o vereador Dr. José Felipe Horta (Podemos) voltou a cobrar, nesta semana, celeridade na implantação das câmeras de monitoramento entregues à Prefeitura pelo Governo do Estado por meio do programa Vigia Mais MT. Ainda em julho do ano passado, 690 equipamentos foram concedidos ao Município, mas nenhum ainda foi instalado.

À época, a própria assessoria de comunicação da Prefeitura de Rondonópolis publicou a seguinte notícia: “Prefeitura recebe 690 câmeras do Vigia Mais MT e inicia procedimentos para instalação”.

O texto afirmava que a implantação estava prestes a ocorrer. “Deve dar início a instalação das primeiras câmeras do programa de videomonitoramento, Vigia Mais MT, nesta semana”. A data da publicação é 17 de julho.

Mais antigo

Ainda em abril, o vereador Dr. José Felipe Horta já havia formalizado a indicação. Chegou, inclusive, a se reunir na Prefeitura com o prefeito José Carlos do Pátio, secretariado, sociedade civil e o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).

No dia 3 daquele mês, lideranças, moradores e comerciantes do bairro Belo Horizonte e bairros da região, buscaram junto ao vereador saídas para o fim das ações de criminosos na região. Naquela semana, Rondonópolis vivia dias de terror.

Ouvindo a comunidade, o vereador Dr. José Felipe Horta se deparou com os relatos de assaltos e outras ações criminosas e o medo dos comerciantes. O parlamentar, então, firmou compromisso e articulou uma primeira reunião.

Ainda no encontro, o vereador pediu que a implantação das câmeras ocorresse nos bairros de maior recorrência de criminalidade e destacou a importância de ações rápidas e imediatas, unindo comunidade, segurança pública e poder público, com o objetivo de impedir novas ações do crime, contra as famílias rondonopolitanas.

De perto

Com o compromisso firmado junto à comunidade, o vereador Dr. José Felipe Horta continuou acompanhando o caso e fazendo cobranças pela instalação. Já em novembro, o parlamentar foi uma das lideranças presentes em uma audiência pública que discutiu a segurança. O encontro foi pedido pelo deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) e contou com representantes do Poder Executivo, da segurança e da sociedade civil organizada.

Cada modelo de câmera tem uma funcionalidade. As OCRs, por exemplo, fazem a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real. Já as Speed Domes captam imagens em 360 graus com alcance de 2km. Além de serem utilizadas pelas forças de segurança, o sistema de monitoramento poderá ser acessado pelo Município.

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

O programa Vigia Mais MT foi criado para auxiliar, principalmente, as forças de segurança pública no combate à criminalidade. Os municípios que aderiram ao programa, como é o caso de Rondonópolis, receberam os equipamentos que foram comprados pelo Governo do Estado e têm a responsabilidade de realizarem as instalações das câmeras nos locais definidos pelas forças de segurança em estudo prévio, bem como garantir a manutenção do sistema.

Pregão

Somente nesta semana, a Prefeitura de Rondonópolis concluiu o primeiro processo de licitação para dar início às instalações. Duas empresas foram declaradas vencedoras do pregão eletrônico 100/2023.

“Fizemos uma cobrança muito firme para que houvesse celeridade. Esta foi uma bandeira que defendi desde o início do ano passado. Infelizmente, prazos e expectativas não foram respeitados e isso trouxe um sentimento de frustração para mim enquanto vereador e também para o cidadão. Mas, o importante é que o nosso trabalho não parou, não desanimou. Compromisso firmado tem que ser cumprido e vamos seguir acompanhando até que estes equipamentos estejam devidamente instalados, trazendo maior segurança e auxiliando o nosso policiamento”, argumenta o vereador Dr. José Felipe Horta (Podemos).

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca na História de Rondonópolis houve um prefeito tão ruim de serviço ! Recebeu as câmeras com custo zero e não teve a mínima coragem de instalarem. A questão é que os eleitores desse prefeito são pessoas “simples e humildes” e que muitas vezes basta um abraço e pronto, já sentem seguros em votar nesse PREFEITO RUIM DE SERVIÇO. Rondonópolis NECESSITA de um bom gestor e que olhe para a cidade como um todo, não apenas um politiqueirozinho com discursos radicais se dizendo defensor dos pobres. Nesse ritmo nosso querido município vai caminhando ao ABISMO !

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img