21.6 C
Rondonópolis
 
 

Início da vacinação: Profissionais da saúde serão os primeiros imunizados

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Técnica de enfermagem, Gelci Salete Gomes de Moraes, foi a primeira profissional de saúde a receber a vacina – (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura de Rondonópolis iniciou oficialmente ontem (20) a Fase 1 de vacinação contra a Covid-19. Um ato simbólico foi realizado no Auditório do Paço Municipal com a aplicação da vacina em 10 profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus em unidades de saúde do município.

A técnica de enfermagem Gelci Salete Gomes de Moraes, 53 anos, servidora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há 16 anos, que também trabalha na UTI da Santa Casa de Misericórdia, foi a primeira rondonopolitana a receber uma dose da vacina. Emocionada, ela disse após receber a dose que esse é um momento de muita esperança, e que espera que todos consigam se imunizar o quanto antes.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Além de Gelci, foram imunizados ontem no ato simbólico Rosa Maria Alves (técnica de enfermagem – UPA); Clarice Pereira dos Santos (técnica enfermagem UPA); Maria Aparecida Paiva dos Santos (técnica enfermagem Hospital Antônio Santos Muniz); Maria Aparecida Paiva dos Santos (técnica enfermagem Hospital Antônio Santos Muniz); Zila Ferreira de Almeida Souza (técnica enfermagem da pediatria); Ivair de Souza (Laboratório Central); Sabrina Machado Laboratório Central); Heusnan Lima Freitas (Samu); Eva Sebastiana (Samu) e Luciana Horta (médica UPA).

O prefeito considerou o dia como um marco na história de Rondonópolis na luta contra o coronavírus.

“Estamos priorizando todos os profissionais de saúde que estão no fronte dessa guerra. Esses servidores são uns heróis”, afirmou José Carlos do Pátio (SD), que agradeceu ao Governo Federal e a todos que atuaram para permitir que as vacinas chegassem ao município.

 

 

Esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar (PM) para distribuição de doses aos municípios da região – (Foto: Divulgação)

Entenda

Rondonópolis recebeu, como Polo Regional, 9.956 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, sendo que desse volume 5.166 foram destinadas para o município e o restante para as demais cidades da região.

Seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde, os profissionais de saúde serão os primeiros a receber a imunização na cidade. Como as doses são insuficientes, ficou estabelecido que dentro desse público, os primeiros a receber as doses serão aqueles que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 dentro das unidades públicas e privadas, como é o caso das UTIs e enfermarias exclusivas para a doença, por exemplo.

Anteontem (19) mesmo, quando as doses já estavam na cidade, alguns profissionais já foram imunizados, como é o caso daqueles que atuam no Hospital Regional. Ontem, a vacinação aconteceu na Santa Casa, Hospital Antônio Santos Muniz e hoje o trabalho prossegue nas demais unidades da linha de frente de combate ao coronavírus, seja pública ou privada.

Conforme novas doses sejam recebidas, a imunização dos profissionais segue, bem como os demais integrantes dos grupos prioritários. A prefeitura reforça para que a população não procure postos de saúde em busca de vacina, pois não existem doses neste momento para vacinação de pessoas que não pertencem ao grupo prioritário da Fase 1 de imunização.

Distribuição

O transporte de doses enviadas para 18 municípios que compõem a Regional de Saúde de Rondonópolis foi feito sob forte esquema de segurança, que ficou a cargo da Polícia Militar (PM). As doses, que chegaram por volta das 12h de anteontem (19) e ficaram no Escritório Regional de Saúde, deixaram o local nos veículos oficiais dos municípios por volta das 9h de ontem (20), escoltados por viaturas policiais.

 

Críticas

O ato simbólico de início de vacinação recebeu algumas críticas devido a presença de muitos políticos no local.

“Achei uma baita palhaçada a forma como a Secretaria Municipal de Saúde conduziu o processo de lançamento da vacinação em Rondonópolis.

Prefeito discursando, chamando vereadores pra falar o nome do servidor que seria vacinado. Um monte de gente, um burburinho desnecessário, uma politicagem sem tamanho.

Bastava ser em um posto de saúde, com a imprensa registrando e os vacinados organizados. Mas tudo que se relaciona à pandemia ganha, hoje em dia, um invólucro político”, disse a fisioterapeuta Paula Fabrícia Campos. Assim como ela, outros rondonopolitanos criticaram a condução do ato.

 

Vale lembrar que, assim como em Rondonópolis, o ato do Governo de Mato Grosso, na segunda-feira (18), que marcou o início da vacinação no Estado, também teve aglomeração.

 

Tabela mostra quantidade de doses recebidas por cada município da região – (Foto: Divulgação)

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo vira politico, e todo mundo tira foto, mas Rondonópolis pelos índices de mortes, tem um dos piores resultados do Brasil. Mas ninguém da esquerda vai dizer que o prefeito é maluco, ou algo do tipo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img