30.1 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Júnior Mendonça: “está se movimentando, cada vez mais, para se colocar na disputa pela sucessão do prefeito Zé Carlos do Pátio”

1- SENHORAS E SENHORES,

Mal piscamos o olho e o ano de 2023 já está acabando. Pois é, já entramos em dezembro, abrindo assim a temporada de montagem das decorações natalinas. Para variar, como em anos anteriores da gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB), Rondonópolis segue o caminho contrário de muitos outros municípios brasileiros e quem anda pelas ruas da cidade até já contempla algumas casas ou prédios com decoração especial para as festas de fim de ano.

Porém, nos espaços públicos e na região central ainda não começaram a ser instalados os tradicionais enfeites de Natal e o temor da população rondonopolitana, como mostrou reportagem da A TRIBUNA publicada esta semana, é de que a prefeitura faça um “quebra-galho” com decoração sem muito brilho.

A falta de planejamento e o descaso do Município com a ausência das tradicionais luzes de Natal vêm gerando muitas reclamações de moradores e, principalmente, de lojistas do centro da cidade.

Pois, como se sabe, o brilho das tradicionais luzes de Natal pode ser um chamariz para as pessoas irem ao centro comercial apreciar e, com isso, fomentar as vendas.

Com o Natal batendo à porta, o que se espera é que não se repita o ano passado, quando a prefeitura passou de todos os limites, instalando, após muita cobrança e critica, uma decoração improvisada faltando três dias a celebração natalina, que ocorre em 25 de dezembro.

A promessa, como está sendo noticiado na edição de hoje do A TRIBUNA, é que os enfeites natalinos vão começar a ser instalados nesta segunda-feira (4).

Vamos conferir!

MAS, NÃO É SÓ

a decoração natalina que é alvo de questionamentos. Como acontece todos os anos, Rondonópolis faz aniversário de emancipação político-administrativa no dia 10 de dezembro.

E, neste 2023 que está prestes a se despedir, a cidade mais importante do interior de Mato Grosso e uma das estrelas do pujante agronegócio brasileiro completará 70 anos. Uma data simbólica que até agora não há informação por parte da prefeitura se terá algum evento especial para a população festejar.

O que se espera também é que o prefeito Zé Carlos do Pátio não faça como no ano passado, quando anunciou, de última hora, a realização de um evento comemorativo ao aniversário de 69 anos de emancipação do município.

Um show nacional no estacionamento do Estádio Municipal Luthero Lopes e que foi bastante criticado, especialmente pela ausência de cantores locais.

Diante das críticas, após o anúncio da festividade, a gestão do Zé tentou improvisar, como tem sido de praxe nestes últimos sete anos em que está à frente da cadeira mais importante do Palácio da Cidadania, a presença de última hora de alguns artistas da cidade.

COM A APROXIMAÇÃO

do ano eleitoral, quando vamos escolher o novo prefeito de Rondonópolis, que caminha para os seus 300 mil habitantes e com a previsão de um orçamento bilionário, superando os R$ 2,2 bilhões, não vamos esquecer do chavão proposto lá atrás pela Coluna para martelar nas cabeças dos eleitores até o pleito eleitoral marcado para o próximo 6 de outubro: “Caros leitores, Rondonópolis precisa de um grande administrador, à sua altura, e quem contrata ele é você eleitor”.

Precisamos de um gestor que tenha condições de administrar todo esse orçamento bilionário para atender as expectativas de empreendedores e trabalhadores, um gerando condições de trabalho para o outro. Precisamos de um gestor que coloque Rondonópolis nos trilhos de uma gestão planejada e bem executada.

2 – ALIÁS, POR FALAR

em trilhos e em eleição, que a cada dia fica mais perto, como não podia ser diferente, a sucessão municipal permeia todas as discussões e tem pautado as ações e os discursos dos atores políticos da nossa cidade.

Nesta semana que está terminando, o assunto eleição se misturou com os “trilhos da discórdia”, já que veio à tona, por meio de reportagem publicada na quarta-feira (29) pelo A TRIBUNA, com o professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Aguinaldo Rocha, a autorização concedida, no dia 17 de novembro, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a Rumo alterar o projeto original de expansão da linha férrea até o norte do Estado, mesmo a prefeitura de Rondonópolis tendo revogado a certidão de uso e ocupação do solo do município.

O que, diga-se de passagem, só veio ocorrer com uma certa demora, já que o embargo por parte do nosso “zeloso” prefeito só veio acontecer após uma forte mobilização da sociedade local, que foi despertada a partir de uma reportagem publicada, em 3 junho, pelo A TRIBUNA, com a denúncia feita pelo professor Agnaldo Rocha de que a Rumo estava desviando do trajeto original, que só agora obteve licença de instalação da Sema.

MAIS UMA VEZ,

o aviso do professor Aguinaldo, através das páginas do A TRIBUNA, de que a Rumo está autorizada a executar a ampliação da linha férrea, passando praticamente dentro de bairros da região Salmen, como Maria Amélia e Rosa Bororo, fez com que os representantes políticos da cidade se movimentassem para criticar a liberação pela Sema da licença de instalação do trajeto alterado.

O QUE SE VIU

e ouviu desde quarta-feira foram muitos discursos fortes no sentido de que estão dispostos a fazerem de tudo para impedir que os trilhos se aproximem do perímetro urbano. Em meio a esta gritaria geral dos nossos representantes políticos, a Coluna observa que a sucessão esteve como pano de fundo.

Inflamado, em uma reunião para a inauguração de uma obra em um bairro da cidade, como se estivesse em um palanque de campanha eleitoral, ao falar sobre a liberação da licença para Rumo, o prefeito Zé do Pátio disparou que há “deputados bananas”, numa clara tentativa de tirar o foco de si e atacar, mesmo sem nominar, os deputados Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL), que trabalham os seus nomes para entrar na disputa para sucedê-lo no comando do Palácio da Cidadania em 1º de janeiro de 2025.

Sem responder diretamente a crítica do prefeito, os dois parlamentares se manifestaram contrários à concessão da autorização para a Rumo executar o projeto de expansão dos trilhos com a alteração. Inclusive, apresentaram requerimentos exigindo explicações da Sema.

MAS,

o fato que mais chamou atenção mesmo foi que esta polêmica dos trilhos, que ganhou mais um capítulo com liberação da licença de instalação do projeto alterado, foi o posicionamento do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça (PT), que classificou o parecer da Sema como sendo o da “morte” e avisou que a linha férrea não passará “dentro” da cidade.

EM MEIO

a esta postura firme e contundente, onde Mendonça buscou confrontar diretamente com os dois pré-candidatos a prefeito, os deputados Thiago Silva e Cláudio Ferreira, dizendo que foram omissos e que estão acovardados neste caso do pleito da empresa em alterar o traçado da ferrovia, o que ficou evidente, na opinião desta Coluna, é de que o petista, que vem se destacando por sua atuação à frente da Câmara Municipal, considerada por muitos como exitosa até aqui, está se movimentando, cada vez mais, para se colocar na disputa pela sucessão do prefeito Zé Carlos do Pátio, como o Papo já havia observado algumas semanas atrás.

E ficamos por aqui, pois o espaço acabou por hoje. Até a próxima semana!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img