23.6 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Argemiro Ferreira: “Lançamento do seu nome como pré-candidato do PSDB aumenta a pressão do caldeirão político rondonopolitano…”

1- SENHORAS E SENHORES,

se na semana passada o clima esteve muito quente em Rondonópolis, o PAPO POLÍTICO daquele final de semana só fez jogar gasolina no caldeirão. Quase que o tacho derretia nesta semana que acaba, devido a informação do “Filho do Homenzinho de São Paulo”, dando a entender que o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) seria o nome preferido pelo PSDB para ser o seu candidato à sucessão do Zé do Pátio, para as eleições do próximo ano (O tempo corre. O tempo voa…falta menos de 1 ano para conhecermos o próximo prefeito de Rondonópolis. Ufa!!!).

Durante toda a semana os holofotes políticos foram todos para o pré-candidato Adilton Sachetti e para o PSDB do vereador Subtenente Guinâncio. Entrevistas pelas emissoras de rádios e TVs da cidade foram a tônica da política local.

Tanto Adilton como o Guinâncio, nesta fase de debates sobre nomes para pré-candidaturas, nunca foram tão requisitados assim para entrevistas. Até os outros nomes, que aparecem na crista da onda, foram esquecidos por momento.

No caso, os deputados estaduais Claudio Ferreira (PL) e Thiago Silva (MDB), além do favorito do prefeito Zé do Pátio, o Paulo José Correia (PSB). Eles, aliás, ainda tiveram mídias por conta do grande problema atual de Rondonópolis, o precário serviço de energia elétrica fornecido pela concessionária ENERGISA.

Os três ai debateram o assunto, bateram muito na Concessionária e foram reuniões em cima de reuniões. O Colunista até gostou do esforço de cada um e espera que daqui pra frente todos os temas problemáticos sejam assim enfrentados, não só agora nesta fase de eleições municipais.

Até que enfim, representantes das nossas entidades classistas foram convidados pelos nossos políticos para, juntos, discutirem o assunto da precariedade energética que começa a travar o sempre pujante desenvolvimento do município. E seus eleitores não podem, de jeito nenhum, dormirem sem o Ar condicionado ligado, após mais um exaustivo dia de trabalho sob forte calor.

E PARA FECHAR

a semana, olha só quem apareceu por aqui, concedendo entrevistas para os órgãos de comunicação e até compareceu nesta sexta-feira no A TRIBUNA! O empresário Carlos Ernesto Augustin, ou melhor o pré-candidato do PT a prefeito de Rondonópolis, o Teti.

Lembram, Senhoras e Senhores, que no PAPO passado comentamos a sua ausência, a sua pouca mobilidade política e que não estava com cara de uma pré-candidatura. Pois é, o Teti declarou ao coleguinha aqui da Casa, o Valdeque Matos, que a campanha mesmo, ainda está cedo, só lá pra abril do próximo ano, mas uma pré-candidatura sua é para atender um desafio dado pelo partido do presidente Lula, em eleger prefeitos nas principais cidades do país. Informou que nesta semana esteve pessoalmente com o presidente Lula, que lhe garantiu irrestrito apoio.

Teti ressaltou que o seu nome tem grandes condições de buscar votos de muita gente que nunca votou no PT em Rondonópolis, e sobre isto ele vai conversar com o prefeito José Carlos do Pátio, para que as forças progressistas estejam coesas, apoiando um só nome nas eleições de 6 de outubro de 2024.

O Teti não falou, mas é claro que ele pediu para o Presidente dá uma ligada para nosso prefeito e pedir a ele, que é fã de carteirinha do maior líder da esquerda brasileira, para optar pela candidatura da Federação (PT, PCdoB e PV), desistindo assim de apoiar o seu correligionário Paulo José. Será que o Zé negaria um pedido do Lula?!

2- MAS VOLTAMOS AQUI

ao assunto da pré-candidatura do PSDB, que anuncia um trabalho para ter protagonista nas eleições e eleger no mínimo três vereadores. No foco dos comentários de que o partido do Rogério Salles namorava seu grande amigo Adilton Sachetti, o troco foi anunciar de imediato a filiação do Capitão Argemiro Ferreira na sigla, ou melhor, a sua volta ao PSDB, que ocorreu na quarta-feira, durante a convenção partidária estadual, na sede em Cuiabá.

E na quinta e sexta o Argemiro, sempre ao lado do vereador Guinâncio, não perderam oportunidades em anunciar que a sua pré-candidatura estava colocada, pois o PSDB também tem a missão de apresentar nomes para a majoritária em todo o Estado.

Senhoras e Senhores, o Capitão Argemiro é realmente agora o nome do PSDB, prega um forte discurso de Direita bolsonarista, principalmente em relação aos valores à família e à vida, mas na opinião do Colunista, o quadro ainda não foi fechado para discutir a união do PSDB de Rogério Salles, que é tido como o ícone local do partido, com a pré-candidatura do ex-prefeito Adilton Sachetti.

Argemiro e Adilton são dois pré-candidatos com personalidades bem parecidas, muito francos, autênticos, não usam meias palavras, já demonstraram muita competência no trato com a coisa pública…e pouco carismáticos, não são populistas. Se os dois se candidatarem a prefeito seria um desperdício de nomes, não vai rolar mesmo.

Por isso, a dica do “Filho do Homenzinho de São Paulo”, que o PSDB espera pelo ex-prefeito. Pelos discursos de ambos, durante a semana, não existe realmente “pacote fechado”, estão abertos para conversar e definir um melhor nome para debater a sucessão municipal contra o nome que será oficializado pelo prefeito Zé do Pátio.

NA ELEIÇÃO PASSADA

para prefeito, a oposição dividiu os votos e o Zé levou. Do lado da Direita, entre outros nomes também tinha o Coronel Bombeiro Bonoto, de grande prestígio em Rondonópolis, de personalidade irretocável, mas que se isolou em um grupo do PRTB (do então vice-presidente Hamilton Mourão), com muitos empresários conceituados, de chapa pura, e que acabou não virando em nada, teve inexpressiva votação (1786 votos) e elegeu nenhum vereador.

A lição deve está muito viva e, lógico, não deverá se repetir no próximo ano. Os discursos da Direita é que será preciso uma conscientização para a unificação, só que até agora todos os pré-candidatos parecem não abrir mão do desejo de governar Rondonópolis.

E nesse sentido é que o Colunista não acredita na formação de dois grupos bem semelhantes, para as duas candidaturas de Adilton Sachetti e Capitão Argemiro. Fala-se muito num grupo formado pelos partidos de ambos, Republicanos e PSDB, e ainda PP, UB e até o MDB, quando ai então teria um nome muito forte, com musculatura de disputar e ganhar o pleito municipal.

Este é o quadro atual, muita coisa ainda vai acontecer em Rondonópolis, mas já é uma prévia do futuro. Lembrem, caros leitores, que a política é como uma nuvem, muda rapidamente de lugar. Por isso mesmo, quem nunca se deu bem em desvendar o futuro dos políticos brasileiros foi a famosa cartomante Mãe Dinah.

ASSIM, HOJE TEMOS

o quadro de pré-candidatos com o deputado Cláudio Ferreira pelo PL (que, sem dúvida alguma, terá um grande grupo ao seu lado, capitaneado pelo senador Wellington Fagundes e pelo governador Mauro Mendes, ambos planejando as eleições gerais de 2026, quando o senador será candidato a governador e o governador será candidato a senador); já o prefeito Zé do Pátio deverá comandar o grupo da Esquerda, de preferencia tendo o seu fiel escudeiro Paulo José Correia como o candidato, ou então, atendendo o pedido do amigo presidente Lula, apoiar o candidato das forças progressistas, o petista Teti, ou seria o Júnior Mendonça, que hoje é bem mais avaliado eleitoralmente, principalmente pelo trabalho que vem desenvolvendo como presidente da Câmara Municipal, quando o próprio prefeito vem passando por vários entraves legislativos, dificultando os andamentos de seus pedidos e projetos, quase sempre negados o regime de urgência; temos o forte pré-candidato deputado estadual Thiago Silva, do MDB e ainda sem grupo, mas flertando com a Direita, sempre em diálogo com o pré-candidato Adilton Sachetti, e que agora poderão ter a companhia do pré-candidato do PSDB, Argemiro Ferreira – Ficará só um?

CHEGA POR HOJE,

o meu espaço acabou…

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img